Topo

Truque faz caderno antigo virar novo; saiba economizar com material escolar

Folhas em branco dos cadernos do ano anterior podem virar um novo caderno - Getty Images
Folhas em branco dos cadernos do ano anterior podem virar um novo caderno Imagem: Getty Images

Do UOL

18/01/2017 11h52

A compra do material escolar é uma das despesas que costuma impactar o orçamento das famílias todo início de ano. Algumas estratégias, no entanto, podem ajudar a economizar.

A seguir, o UOL lista 13 dicas do Instituto Akatu --organização não governamental que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente--, organizadas em três áreas: reaproveitamento de materiais antigos, preservação dos itens e escolha com critério.

Reaproveitamento

1 - Folhas em branco viram novo caderno

É bastante comum sobrarem folhas não usadas nos cadernos do ano anterior e elas podem ser reagrupadas e gerar um caderno novinho. Para isso, basta retirar as folhas em branco, a espiral e as capas. Você pode ainda destacar as folhas, furar com um furador e colocar em uma pasta. Outra opção é costurar as folhas com agulha, fazendo um novo bloco.

2 - Vida longa aos lápis

Os lápis --de cor e de grafite-- que ficaram curtos podem alongados com um objeto chamado alongador (ele também pode ser encontrado como extensor ou prolongador), que ajuda a segurar o lápis para usá-lo até o fim. O item é vendido em papelarias.

3 - Reavive canetinhas e marcadores

Gotas de água ou de álcool de cozinha podem ser adicionadas a canetinhas e marcadores de texto ressecados para que voltem a funcionar.

4 - Converse com outros pais

Algumas escolas promovem no final do ano ou início do próximo encontros de pais com a finalidade de trocar livros didáticos e uniformes. Vale se informar na escola do seu filho ou mesmo iniciar uma mobilização do gênero.

5 - Visite sebos

Também é válido procurar os livros da lista de material em sebos. Só é preciso ficar atento se há alguma restrição da escola sobre o uso de edições antigas.

Preservação

6 – Tudo com tampa

Para fazer as colas bastão e líquida e as canetas durarem, ensine ao seu filho a não deixá-las destampadas.

7 – Proteja livros e cadernos

Encapar cadernos garante a durabilidade desses itens, permitindo que durem até que todas as folhas sejam usadas. A recomendação vale também para os livros.

8 – Reforço extra

Para que as pastas de elástico não desmontem ou rasguem –e assim possam ser usadas o ano inteiro--, reforce os vincos nas dobras com fita adesiva.

9 – Como guardar

O compasso deve ser guardado em um estojo rígido ou na própria embalagem, para evitar que entorte ou perca a ponta da agulha.

10 – Transporte de itens grandes

Réguas e transferidores devem ser transportados dentro de cadernos, pastas ou livros, isso evita que quebrem dentro da mochila.

Escolha os produtos com critério

11 – De olho na qualidade

Economizar não significa só comprar o mais barato. Informe-se sobre a qualidade dos produtos. Não adianta comprar o mais em conta e ter de repor antes do final do ano.

12 – Não caia na armadilha de personagens

Evite comprar materiais estampados com os personagens da moda. Esses itens são sempre os mais caros.

13 – Selo Inmetro

Observe se o produto é atóxico e se tem o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para garantir a saúde e a segurança das crianças.