Topo

Não é só com Sophie: qualquer brinquedo mordedor ou de banho pode ter fungo

Pais abrem a girafa Sophie e descobrem fungo preto dentro do brinquedo mordedor - Reprodução/Instagram
Pais abrem a girafa Sophie e descobrem fungo preto dentro do brinquedo mordedor Imagem: Reprodução/Instagram

Bárbara Stefanelli

Do UOL

19/01/2017 16h58

O caso da girafa Sophie, que está horrorizando diversos pais na internet por conter um tipo de fungo em seu interior, vale de alerta para qualquer brinquedo do tipo mordedor e, principalmente, para os de banho, que ficam em contato direto com a água. De acordo com o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, “a presença de umidade, proveniente de água ou mesmo da saliva, por um tempo excessivo e constante pode possibilitar o desenvolvimento dos mais variados bolores”.

Para eliminar esse tipo de mofo em brinquedos, o especialista não indica fungicidas, por conta da toxicidade destes produtos. “O mais indicado seria a lavagem, eliminação de resíduos de água e secagem semanal deste material. Um dos modos de secar seria com o uso de secador de cabelo.”

O Dr. Bactéria ainda afirma que qualquer acessório de difícil limpeza ou secagem está suscetível ao aparecimento desse tipo de fungo. “Isso acontece, principalmente, nesses tipos de brinquedos, como a girafa, que têm um ‘apito’ [para barulho], que acaba servindo, também, para entrada de água.” O biomédico recomenda que, se mesmo fazendo a higienização correta, a coloração ou aspecto do produto ficar desgastada, este deve ser trocado.

Outra dica é tirar o apito destes tipos de itens. "Assim, ventila mais por dentro. Aí você só dá umas duas ou três batidas para tirar o excesso de baba e coloca em um escorredor para secar."
 

Esse fungo é prejudicial à saúde?

Por mais que seja importante crianças e bebês terem convívio com germes do meio ambiente, de vegetação e de animais, para fortalecer o sistema imunológico, Figueiredo afirma que o contato direto com esses tipos de bolores faz mal. "O bebê não pode ter, de modo algum, contato direto com uma cultura de micro-organismos, como no caso destes bolores. Isso pode ocasionar vários tipos de micoses, processos alérgicos, aspergiloses [infecções] pulmonares, entre outros."

Outros cuidados

Caneca bebê - iStock - iStock
Canecas e mamadeiras também precisam de atenção e devem ser esterilizadas com água fervente
Imagem: iStock
O alerta também vale para mamadeiras, canecas e chupetas, pois esses acessórios, por conta do acúmulo de água e falta de limpeza apropriada, também servem de ambiente ideal para a proliferação de bactérias e fungos. Por isso, é importante esterilizar os itens com água fervente antes de oferecê-los para as crianças, principalmente nos primeiros meses de vida.

E não são apenas mordedores que precisam de atenção, já que bichos de pelúcia também fazem mal e de uma maneira menos visível aos olhos. Esses brinquedos acumulam pó e ácaros, que desencadeiam e agravam alergias respiratórias. É recomendável que não se tenha esse tipo de boneco no quarto das crianças, mas caso seja inevitável, a orientação é de que sejam lavados a cada duas semanas e que a secagem seja feita ao sol, que ajuda a acabar com os ácaros.  

O caso da girafa 

A polêmica começou após a mãe e dentista Dana Chianese, dos Estados Unidos, sentir um odor esquisito e resolver abrir a girafinha. "Eu cortei a Sophie por curiosidade e descobri um verdadeiro experimento científico vivendo lá dentro. Um fedido e asqueroso fungo dentro do mordedor favorito de meu bebê", disse Dana ao site americano Good Housekeeping, o primeiro a noticiar o acontecimento. Após isso, muitos pais fizeram o mesmo e postaram as imagens na internet (veja as fotos mais abaixo).

De acordo com a fabricante da girafinha que foi criada em 1961 na França, se não seguir as regras de conservação e limpeza que constam na embalagem, o produto pode ser danificado. Ainda para o Good Housekeeping, uma porta-voz da marca disse que, ao ser lavado, o artigo não pode ser imerso em água, para evitar que acumule água em seu interior. "Recomendamos apenas passar um pano de limpeza [tipo Perfex]", dizia parte do comunicado.

Veja as imagens de familiares que abriram a girafa e postaram na internet, usando a hashtag #sophiethegiraffe:
 
 

Saw on @kmbc9news about @sophiethegiraffe_usa having mold in it tonight....out of curiosity I cut ours open (that I clean often) and sure enough...black mold forming....GROSS! Clean your Sophie with Clorox or replace them!!! #sophiethegiraffe

Uma foto publicada por Emily Gafford (@emilygafford)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

em

 

PLEASE SHARE We will never use this product again in my home. We never submerge our Sophie in water and I cleaned her regularly. Friends please share my post and don't use! Check your Sophie. Thank goodness JV hasn't used this in a month #sophiethegiraffe #teething #mold #gross #babymobberly2015 #follow @jimmobb4

Uma foto publicada por Jamie Hanzlian Mobberly (@jhmbuffalogirl)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

em

 

I heard about mold in #sophiethegiraffe so I cut open #naomirose Sophie aaannnndddd there was mold!!!! So grossed out and I'm such a Sophie lover #sosad #moldinsophie

Uma foto publicada por Lydia Emanuel-Barahona (@mom_with_muscles)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

em


Há, no entanto, quem abriu a girafa e não encontrou nada:

 

My #Sophiethegiraffe was fine. And I'm pretty sure water got in there at some point too...

Uma foto publicada por Kirsten Llanes (@calmingthreads)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

em