Topo

Como os bebês enxergam as coisas? Esta animação pode demonstrar

Do UOL

30/01/2017 16h52

Ao contrário do que muita gente imagina, os bebês não nascem enxergando tudo claramente, como os adultos. Do nascimento até os dois anos de idade, a visão das crianças vai se ajustando ao ambiente e se focando cada vez mais. Bebês também demoram para conseguir ver cores com clareza, e só conseguem distinguir rostos com alguma facilidade a partir dos seis meses de vida.

Para demonstrar como funciona a visão dos bebês, o médico britânico Romesh Angunawela criou uma animação especial, em parceria com a clínica oftalmológica Clinic Compare. 

 

Angunawela explicou ao jornal "Business Insider" que a visão infantil se desenvolve aos poucos porque o cérebro aprender a processar a grande onda de estímulos que recebe. "Ao nascer, um bebê enxerga claramente em uma distância de oito a dez centímetros, e isso se amplia à medida que eles crescem."

Aos três meses, os bebês já conseguem focar e reconhecer os rostos dos pais. "Isso pode coincidir com seu primeiro sorriso, já que a coordenação dos músculos do rosto também se desenvolve rapidamente", explica o médico.