Topo

Kelly Key faz massagem nos braços para combater inchaço no pós-parto

Adriana Nogueira

Do UOL

30/01/2017 11h46

No domingo (30), três dias após dar à luz Artur, seu terceiro filho, Kelly Key postou em seu Instagram uma foto em que aparece recebendo massagem nos braços e, ao mesmo tempo, amamentando o menino.

"Vocês não têm noção de como estavam meus tornozelos e meus braços! Muito inchados. Muito mais do que na gestação", escreveu a cantora em sua conta na rede social.

Segundo Kelly, o nome da massagem que ela fez é lipomodelagem orgânica, uma espécie de drenagem linfática. O fisioterapeuta Maurício Garcia, coordenador do setor de fisioterapia do Instituto Cohen e profissional do Centro de Traumatologia do Esporte da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), diz que o objetivo da massagem é, por meio de toques suaves e deslizantes, direcionar o excesso de líquidos do corpo para os gânglios linfáticos e de lá para os rins, para que seja eliminado via urina.

Nas áreas em que a cantora citou em seu post no Instagram, a massagem não tem contraindicação alguma no pós-parto. Mas o abdome requer atenção, principalmente se a recém-mãe tiver se submetido a um parto cesáreo, caso de Kelly.

“Antes de mais nada, a mulher precisa ter a liberação do ginecologista obstetra que acompanhou a sua gestação. No caso do abdome, acho conveniente esperar, pelo menos, um mês. Na ocorrência de uma cesárea, porque a mulher pode prejudicar o processo de cicatrização do corte. E em um parto normal, pode haver uma sensibilidade grande, pois a barriga passou nove meses se distendendo.”

Garcia afirma que a amamentação por si só é capaz de provocar o mesmo efeito no corpo da mulher do que a drenagem linfática. “Com a associação da massagem, o efeito será potencializado, mas recomendo não ultrapassar a frequência de duas vezes por semana. Até porque o objetivo é fazer o corpo aprender a eliminar sozinho esse excesso de líquido.”