Topo

Trabalho noturno e carregar peso reduzem fertilidade feminina, diz estudo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

08/02/2017 10h55

Quem deseja ter filhos deve dar preferência a trabalho durante o dia e não levar muito peso, defende um novo estudo da faculdade de saúde pública de Harvard (em inglês).

A pesquisa, publicada na revista “Occupational and Environmental Medicine”, envolveu 500 mulheres que procuraram tratamentos de fertilidade no hospital geral de Massachusetts entre 2004 e 2015 e descobriu que aquelas que trabalhavam em horários noturnos e aquelas que o trabalho envolvia carregamento de cargas pesadas eram menos férteis, segundo a contagem de óvulos produzidos durante sessões de fertilização in vitro.

Segundo o estudo, mulheres que trabalhavam durante o dia produziram uma média de 11.2 óvulos por sessão, contra 8.7 (28% a menos) para quem trabalhava noite e madrugada

Para os pesquisadores, estes resultados se devem à confusão no relógio biológico pelo trabalho noturno, que atrapalharia o desenvolvimento e maturação dos óvulos.

As que carregavam muito peso, produziram em média 14% menos óvulos que as que não tinham a mesma tarefa. Neste caso, a redução no número de óvulos se daria simplesmente pelo grande esforço físico da ação. Este número tem queda ainda mais drástica entre mulheres obesas ou com sobrepeso e acima dos 37 anos.