Topo

Pesquisa comprova: mulheres com filhos dormem menos, homens não

Getty images
Imagem: Getty images

Do UOL

28/02/2017 12h49

Uma pesquisa lançada no fim de semana veio dar base para algo que a maioria das mulheres já sabia: ter filhos significa dormir menos. Mas ao contrário das mães, os homens não perdem suas horas de sono com as crianças.

As informações são de um estudo da Academia Americana de Neurologia que analisou os hábitos de sono de 5805 pessoas nos Estados Unidos. Os entrevistados responderam perguntas sobre o quanto têm dormido e quantos dias se sentiram cansados no último mês e, para a análise, foram considerados fatores como idade, educação, estado civil, número de crianças na casa, renda e outros.

Entre as quase três mil mulheres entrevistadas, os pesquisadores notaram que o único fator associado com dormir ou não o suficiente foi a presença de crianças na casa, com cada criança aumentando em 50% as chances de falta de sono. Já para os homens, esse fator não influenciou as respostas.

“Eu acho que esses resultados podem apoiar essas mulheres que dizem se sentar exaustas”, afirmou a autora do estudo, Kelly Sullivan. “Nosso estudo mostrou que elas não estão dormindo o suficiente e também dizem se sentir cansadas ao longo do dia”.

Enquanto 62% das mulheres sem filhos afirmaram estar dormindo no mínimo sete horas por dia, apenas 48% das com crianças deram a mesma resposta. As mães ainda disseram se sentir cansadas 14 dias por mês, já as sem filhos, apenas 11. 

“Dormir o suficiente é um componente chave da saúde de maneira geral e pode impactar o coração, a mente e o peso”, disse Sullivan, “é importante entender o que está impedindo as pessoas de dormirem o quanto precisam para que a gente possa trabalhar por uma saúde melhor”. Pelo que o estudo mostra, dividir melhor as responsabilidades com os filhos dentro de casa pode ajudar a melhorar a saúde das mulheres.