Topo

Menina de 2 anos "desmonta" comentário preconceituoso de caixa de loja

Sophia, de dois anos, com a boneca que ganhou por deixar de usar fraldas - Reprodução/Instagram
Sophia, de dois anos, com a boneca que ganhou por deixar de usar fraldas Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL

05/04/2017 09h12

Sophia, 2 anos, deixou as fraldas e por ter aprendido a usar o banheiro ganhou como prêmio o direito de escolher uma boneca nova. A fim de comprar o brinquedo, a mãe da menina, Brandi Benner, levou a filha a uma loja perto da casa da família, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos.

Sophia ficou durante 20 minutos olhando os modelos disponíveis nas prateleiras até que escolheu uma boneca vestida de médica, profissão que ela já diz ser a sua. "Ela ama fazer check-ups, e, se você for lá em casa, será a primeira coisa que ela dirá que você precisa", contou Brandi para o site da emissora CNN.

Ao chegar no caixa para pagar, a atendente perguntou se o brinquedo era um presente para outra criança. A mãe respondeu que não e contou que era um prêmio pelo aprendizado da menina. Ao ouvir, a mulher questionou Sophia se ela não preferia uma boneca mais parecida com ela. Sophia é branca e a boneca, negra.

"Ela é médica e eu sou médica. Ela é uma menina bonita. Eu sou uma menina bonita. Você vê o lindo cabelo que ela tem? Você vê o estetoscópio?", falou a menina, rebatendo o comentário preconceituoso da atendente.

Comovida com a atitude da filha, Brandi fez um post em sua página no Facebook, na sexta-feira (31). Até esta quarta (5), a publicação havia sido compartilhada mais de 140 mil vezes e tinha mais de 19 mil comentários.

A mãe atribuiu ao desenho animado "Doutora Brinquedo" --do qual Sophia é fã-- o fato de a filha, com tão pouca idade, saber falar "estetoscópio", e à menina a sabedoria de entender que cor de pele não importa. Para ela, bastava saber que ela e a boneca tinham as mesmas aspirações.