Topo

Grávida de gêmeos, Beyonce não abre mão de salto alto; pode isso?

A cantora Beyoncé, que anunciou, em fevereiro, estar grávida de gêmeos - Reprodução/Instagram
A cantora Beyoncé, que anunciou, em fevereiro, estar grávida de gêmeos Imagem: Reprodução/Instagram

Adriana Nogueira

Do UOL

22/04/2017 13h10

Grávida de gêmeos, a cantora Beyoncé postou em seu perfil no Instagram uma foto em que exibe o look escolhido para encontrar as ex-companheiras do grupo Destiny's Child, na sexta-feira (21), à noite.

A polêmica

A artista anunciou a gravidez em fevereiro, mas não revelou de quanto tempo está. A despeito do visual arrasador de Bey, é inofensivo usar saltos altos na gestação, especialmente os finos?

Pode isso?

Segundo o ginecologista e obstetra Ricardo Luba, não existe uma proibição sobre o uso de salto na gestação, mas, em geral, os médicos pedem que a mulher deixe esse tipo de calçado no armário.

Luba fala que existem três motivos principais para essa recomendação. O primeiro é que, na gravidez, os ligamentos da mulher ficam mais frouxos, o que a torna mais vulnerável a entorses e fraturas.
 

“Pode-se pensar que se houver fratura o máximo que acontece é ter de pôr gesso, mas não é bem assim. Em alguns casos, pode ser necessário fazer uma cirurgia, o que não é uma boa quando se está à espera de um bebê”, explica o médico.

O segundo é que, ao longo da gestação, há uma adaptação na coluna no sentido de compensar o crescimento da barriga. Ao usar salto, a mulher pode piorar ou agravar as tradicionais dores nas costas, que fazem parte da fase. O uso do calçado ainda pode expor a mulher ao risco de cair.

Recomendação

De acordo com o ginecologista e obstetra, o salto do tipo fino é a pior escolha para a gestação. Se a mulher fizer questão de calçados do gênero, o melhor é escolher modelos plataformas, com, no máximo, quatro centímetros de altura.

“A verdade é que nós, médicos, gostaríamos que as pacientes vivessem de tênis, que é a melhor opção, mas é óbvio que não dá para usá-lo em todas as situações. Por isso, rasteirinhas e sapatilhas devem acompanhar a futura mãe na maior parte do tempo.”