Topo

Vai visitar um bebê recém-nascido? Veja essas dicas para não fazer feio

Getty Images
Imagem: Getty Images

Eligia Aquino Cesar

Colaboração para o UOL

25/04/2017 04h00

A chegada de um bebê é costuma deixar todos ao redor maravilhados e ansiosos para fazer uma visita. Afinal, como resistir aos encantos de um recém-nascido? O problema começa quando o desejo lhe deixa tão eufórico que faz com que você esqueça de pensar no bem-estar dele --e também no dos pais da criança-- e passe a se comportar de forma inconveniente. Quer fugir dessa cilada? Veja abaixo dicas para não ser considerado um "sem noção":

Agende a visita e seja breve

O bebê nasceu às 2h de hoje e você pretende conhecê-lo às 10h, ou seja, oito horas após o parto. Antes de ter essa iniciativa, consulte os pais da criança. Segundo Débora Passos, pediatra da Maternidade Pro Matre Paulista, visitas que se estendem demais ou que chegam sem avisar podem levar à mãe a um desgaste que pode ser prejudicial. “Logo que a mulher dá à luz, ela está se adaptando a nova situação, aprendendo a amamentar, enfrentando as dificuldades iniciais, o que leva a um estresse natural. Isso exige que ela descanse bastante sempre que o bebê dorme", pontua.

Está indisposto? Nem pense em passar perto

Se você marcou de conhecer um recém-nascido, mas acordou se sentindo mal, deixe para outro dia. “Na presença de qualquer sinal de gripe, resfriado, náusea, diarreia, dor de garganta ou cabeça a visita deverá ser desmarcada. Esses sintomas podem significar o início de um quadro viral ou bacteriano que pode ser transmitido aos pais ou ao recém-nascido e ter consequências bem danosas, como uma internação hospitalar”, explica Débora. 

Não faça o bebê de boneca

A psicóloga e doula Raquel Jandozza conta que uma das principais reclamações de suas pacientes é sobre pessoas que acordam o recém-nascido propositalmente e sem o consentimento dos pais. “Às vezes o bebê acabou de dormir e alguém insiste em pegá-lo no colo ou faz barulho para despertá-lo com a justificativa de querer ver os olhinhos ou a risada do pequeno. É enlouquecedor!”. O bebê não é um boneco que está ali para satisfazer seus desejos.

Não dê palpites

Ao visitar um recém-nascido em casa ou na maternidade, o mais importante é entender a nova fase que os pais do bebê estão vivendo. Portanto, a não ser que haja abertura para isso, não é o momento para palpites, comparações ou críticas. “Às vezes a mulher nem dormiu, quer receber a pessoa bem, mas não está em uma rotina muito adequada para fazer isso. Entender que antes você era amigo de uma mulher e agora você é amigo de uma mãe é fundamental”, diz Raquel.

Cuidado com o bullying

Chegar para visitar o bebê, se deparar com o irmãozinho mais velho dele e soltar frases como “ih, perdeu o colo” ou “agora vai ter que dividir seus pais com ele” não tem nada de engraçado. Pense que você pode estar atrapalhando um trabalho de acolhimento e aceitação que tem sido feito pelos pais ao longo dos últimos meses visando à harmonia familiar. Não seja desagradável!

Selfie no Instagram? Só com o aval dos pais

Que mal há em compartilhar uma selfie com o bebê fofinho da sua amiga? Se você pediu aos pais e eles autorizaram a publicar a imagem, realmente não há problema algum. Cuidado, apenas, para não incomodar o bebê com o uso do flash na hora do clique. Porém, fazer isso sem perguntar antes aos pais da criança é extremamente deselegante. Não perca de vista que eles têm o direito de escolher se querem ou não que o filho seja exposto nas redes sociais. Em caso de negativa, respeite.