Topo

Seu filho pode ter fotos dignas de "família real"; veja dicas profissionais

Juliana Simon

Do UOL

01/05/2017 12h25

Prestes a completar dois anos de idade, a princesa Charlotte teve nova foto divulgada pelo perfil oficial do Palácio de Buckinham no Instagram. Apesar da pouca idade, esta "fofura real" já protagonizou imagens lindas pelas mãos dos fotógrafos oficiais da família mais famosa do Reino Unido.

Porém, William e Kate não são os únicos pais que adoram ter uma bela foto de recordação dos seus filhos.

A fotógrafa Flavia Valsani (@flaviavalsani) dá dicas básicas para quem quer ter essas lembranças dos filhos com imagens mais bonitas:

1. Naturalidade

O principal é fazer com que a criança se sinta confortável. Muito da dificuldade em fotografar os pequenos é tentar encaixá-los em posições ou situações em que elas não estejam acostumadas ou confortáveis.

Na foto da princesa Charlotte, ela parece brincar com algum livro ou papel na mão e os pais chamaram a atenção dela para que ela olhasse para a câmera.

2. Não force expressões

Uma foto bonita de criança expressa aquilo que ela é ou sente. Nem sempre vai ser um sorriso de capa de revista. Um olhar sério, uma careta, um sorriso tímido podem ser imagens preciosas que vão representar a personalidade da criança e é super legal olhar esses momentos depois.

Crianças normalmente não sabem fingir e sorrisos forçados ficam ainda mais evidentes em foto.

3. Paciência

Ninguém gosta de ser interrompido para fazer algo que não está com vontade. Por isso, toda e qualquer foto precisa de um tempo para acontecer.

Muitas vezes você faz vários cliques até chegar na foto ideal. Isso faz com que os pais precisem de um pouquinho de paciência e descobrir aos poucos os melhores ângulos e momentos de cada criança.

Fotografia é observação, estar atento e preparado para aquele instante mágico.

4. Luz

Os melhores resultados também são conquistados com uma luz bem direcionada. Procure perceber de onde está vindo a luz e que tipo de sombra ela faz.

A luz natural é a minha favorita, então veja se há uma janela (caso a foto seja interna) para criar oportunidades de retrato das crianças.

Ambiente bem iluminados são sempre melhores. No caso de externas, se a luz for muito forte, procure um lugar com sombra para que você tenha uma luz mais suave e que não incomode muito as crianças.

5. Divirta-se

Faça da fotografia uma brincadeira com as crianças. Aproveite momentos cotidianos e situações que gostam para que elas estejam felizes e tranquilas. Assim fica mais fácil conseguir capturar momentos especiais, sem estressá-las.

Documentar o dia a dia de vocês é uma oportunidade de criar um conjunto de memórias para o futuro.

Muito da nossa vivência se perde com o tempo e a fotografia é uma forma de ajudar a cristalizar nossas lembranças. Eventualmente contrate um fotógrafo para registrar toda a família reunida e tirar uma folga das fotos.