Topo

Escada é campeã em traumatismos; siga cuidados de segurança com as crianças

Criança brincando na escada  - Getty Images
Criança brincando na escada Imagem: Getty Images

Anna Fagundes

Do UOL

08/06/2017 04h00

Quando se tem criança em casa, todo cuidado é pouco! E existem algumas medidas de segurança que podem fazer toda a diferença para garantir o bem-estar dos pequenos. Com a ajuda de especialistas, listamos alguns alertas que merecem maior atenção dos pais.

Profissionais consultados: Nelson Douglas Ejzenbaum, pediatra e neonatologista; Henrique Sodré, docente de Ortopedista e Traumatologista da Unifesp e Thaluama Cardin, pediatra da clínica Pediatres, em São Paulo.

 

Cuidados com objetos domésticos

criança com produto de limpeza, acidente doméstico, getty - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

  • Mantenha fios e cabos de eletrodomésticos como ventiladores, secadores de cabelo e extensões de telefone longe do alcance das crianças. Ao puxar o fio, elas podem derrubar o objeto contra a cabeça.
  • De vez em quando, observe a sala a partir da altura da criança, como facas e tesouras – abaixe-se para ver se há coisas potencialmente perigosas que podem estar ao alcance delas e que passam despercebidas se vistas do alto.
  • Objetos pequenos, redondos ou com ponta são os que mais causam problemas se engolidos. Peças de brinquedos e moedas costumam ser os principais "suspeitos", além de brincos, grampos e fivelas de cabelo.

Cuidados com o berço

Criança em pé no berço, getty - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

  • Um berço recheado de bichinhos de pelúcia é bonito de ver – e bem perigoso, também, por causa do risco de sufocamento. O ideal é deixar na caminha ou berço apenas o bichinho favorito do seu filho.
     
  • Dormir, só mesmo de barriga para cima, com elevação do colchão a 30º. Há risco de sufocamento se o bebê for colocado de bruços ou de lado.
     
  • Se a criança consegue ficar em pé no berço, já é hora de considerar colocá-la em uma caminha. Ao tentar sair do berço sozinha, a criança pode se machucar – seja com uma queda direto no solo ou então prendendo a perna entre as grades.

Cuidados na hora de se sentar

Criança sentada em W - Getty Images - Getty Images
Posição em W é risco para articulações
Imagem: Getty Images

  • Algumas crianças, em geral entre os quatro e seis anos de idade, às vezes se sentam com as pernas abertas e pés para fora, formando um “W”. A posição é confortável para elas – e, segundo Henrique Sodré, não acarreta tanto problema. “Elas sentam assim porque conseguem – elas ainda têm bastante flexibilidade”, explica. Mas o assunto não é consenso entre os médicos. "Antigamente, acreditava-se que isso poderia causar uma alteração nos quadris, mas hoje sabe-se que não é o caso”.
     
  • Para não forçar as articulações, porém, é melhor evitar a posição. Os médicos recomendam estimular as crianças a sentar-se com os pés para dentro e joelhos para fora.

Cuidados dentro de casa

crianças nas escadas, getty - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

  • Verifique sempre se cômodas, criados-mudos, armários e tanques de lavar estão firmes no chão e conserte pernas de móveis que estejam bambas. Ao puxar uma porta ou gaveta com força, há o perigo da criança acabar derrubando o móvel contra si.
     
  • Escadas são um risco em potencial. Muitos casos de politraumatismo em crianças são registrados por causa de quedas acima de um metro de altura – e escadas sem corrimão costumam ser um dos locais mais comuns para este tipo de acidente. O mais recomendado é que, até que a criança tenha habilidade para subir e descer sem auxílio (o que costuma acontecer entre os três e quatro anos), a área deva ser gradeada para evitar acidentes.

Cuidados no banho

Bebê na tina, getty - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

  • A técnica do banho em baldes é muito usada para relaxar recém-nascidos, mas demanda alguns cuidados. Nunca deixe o bebê solto no balde e não se distraia nem por um segundo - há sempre o risco da criança acabar aspirando água sem querer.
     
  • Para evitar se distrair, deixe todos os apetrechos do banho à mão (como xampu e toalha) antes de começar a tarefa.
     
  • Não hesite em pedir ajuda para segurar a criança na hora de ensaboar, especialmente se você for mãe ou pai de primeira viagem.

 

Cuidados ao brincar

Crianças na bicicleta, getty - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

  • O uso de capacete é essencial, mesmo quando a bicicleta da criança ainda tem rodinhas de segurança. Patins, patinetes e skates também demandam o uso do apetrecho.
     
  • Afogamentos são silenciosos e acontecem rapidamente. Na hora de brincar na piscina ou na praia, fique sempre de olho na movimentação das crianças.
     
  • Recomenda-se cobrir ou gradear a área da piscina quando não está em uso para os pequenos não invadam o local quando os pais não estiverem de olho nelas.