Topo

Projeto de lei para mostrar imagem de feto a vítima de estupro será vetado

iStock Images
Imagem: iStock Images

Do UOL

04/07/2017 11h15

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), afirmou em sua conta no Twitter que vai vetar o projeto de lei que propunha que mulheres vítimas de estupro fossem expostas a imagens do desenvolvimento de fetos antes de optar por um aborto.

"Isso seria uma barbárie, algo macabro para qualquer mulher que já foi vítima de um crime", disse em um dos posts.

 

A proposta, criada em 2013 pela deputada Celina Leão (PPS), foi aprovada na Câmara Legislativa local no último dia 22 e orienta profissionais de saúde a mostrarem "ilustrações sobre a formação física do feto, mês a mês, bem como sua extração", além de apresentar programas de adoção para recém-nascidos e informar sobre “possíveis efeitos físicos e psíquicos" que o aborto pode provocar.

Repercussão

A antropóloga Debora Diniz, principal articuladora das ações que colocaram o aborto na agenda do STF, diz que o projeto coloca dor sobre dor na vida de brasileiras que engravidaram em decorrência de um estupro. Coautora da maior pesquisa sobre o assunto já realizada no Brasil, a PNA, que levantou que meio milhão de brasileiras abortou em 2015, ela vê a proposta como "perversa", pois "ignora que não se trata apenas de uma mulher vivenciando uma gestação, mas vivendo uma experiência de sobrevivência de tortura". Leia a entrevista completa aqui.