Topo

Após gestação fora do útero, Shantal e Verdelho adiam plano de ter filho

Mateus Verdelho e Shantal Abreu - Reprodução/Instagram/@mateusverdelho
Mateus Verdelho e Shantal Abreu Imagem: Reprodução/Instagram/@mateusverdelho

Amanda Serra

DO UOL

07/07/2017 18h19

Uma semana após depois de descobrir uma gravidez ectópica (gestação que ocorre fora do útero) e ter a sua trompa esquerda retirada, Shantal Abreu, casada com o modelo Matheus Verdelho, conversou com o UOL e contou que tem encarado o momento difícil como um período de transição e não de punição. A situação contribuiu também para aproximar ainda mais o casal fitness, que estava feliz com à espera do bebê. “A gente viu que um fortalece o outro e nos unimos mais ainda". 

“Quando acontece algo ruim, eu fico grata por ter recebido mais uma missão, e principalmente, por saber que vou conseguir passar por ela sem grandes problemas. Os momentos complicados são importantes para parar e pensar em como podemos melhorar, sair da zona de conforto”, refletiu a digital influencer.

Apesar de terem planejado o primeiro filho para este ano, após a gestação na trompa, Shantal e Matheus resolveram adiar o desejo de serem pais. “Minha gravidez foi muito planejada. Quero, sim, ser mãe, mas deixaremos para o ano que vem. Quero estar segura, sem medo, pois há 20% de chance de isso [gravidez ectópica] acontecer novamente. Então, quero conversar bastante com o meu médico”, explicou.

Poderei engravidar novamente?

De acordo com o ginecologista Rodrigo Rosa, médico de Shantal, se uma mulher já teve uma ectópica antes, a chance de ter novamente varia entre 20 a 25% e o risco de infertilidade também é maior. “No entanto, a maioria das mulheres conseguem engravidar naturalmente apenas com uma trompa. A gestação leva em conta também a idade da mãe e a qualidade do sêmen masculino. A Shantal continua com os dois ovários, é jovem e tem uma boa chance de engravidar novamente”, explicou o médico.

Rosa está investigando os motivos da gravidez fora do útero da influencer, já que o caso não está relacionado ao uso de pílula do dia seguinte ou infecções/inflamações pélvicas. “Pode ser o início de uma endometriose (quando o tecido que reveste o útero cresce para fora do órgão). Ainda não sabemos”, diz o médico.

Por sorte, Shantal conseguiu descobrir que o feto estava se reproduzindo fora do útero em tempo e evitou uma possível hemorragia, o que agravaria o caso. “Fui ao médico fazer um ultrassom e simplesmente não se viu nada, mas eu estava com o Beta HCG positivo (exame de gravidez)”, explica ela, que sentia cólicas do lado direito e não do esquerdo.

A recuperação está sendo rápida e tranquila, Shantal sofreu apenas com as cólicas provocadas por uma menstruação que não estava programada. “Nos três primeiros dias, não consegui fazer nada que usasse a força abdominal, andava devagar, levantar era complicado. Em 15 dias, poderei voltar a me exercitar".

Gravidez ectópica, o que é?

De acordo com Rodrigo Rosa, a gravidez ectópica é uma gravidez que ocorre fora do útero. Geralmente, o local mais frequente em que isso acontece é em uma das trompas. Mas, em casos raros, o embrião se deposita no abdome.

“Os anticoncepcionais não têm ligação com a gravidez ectópica, mas a pílula do dia seguinte pode, sim, aumentar os riscos, pois provoca alteração no organismo e o embrião pode ter problema para ser transportado da trompa para o útero”, explica Rodrigo citando uma das causas.

Já que a gravidez ectópica é uma das principais causas de mortalidade materna, é necessário que a mulher que já passou por isso faça exames e verifique a qualidade da trompa que não foi retirada antes de tentar engravidar, além de contar com acompanhamento médico frequente.
 

 

A post shared by Shantal Verdelho (@shantalabreu)

 

 

 

 

on