Topo

Empresa cria dispositivo simples para pais não esquecerem filhos no carro

Vivian Ortiz

Do UOL, em São Paulo

11/07/2017 19h58

Não é raro vermos casos de pais que, acidentalmente, esquecem os filhos pequenos trancado dentro carro. Muitas das crianças, por conta do calor causado pelo sol, acabam morrendo nessa situação. De acordo com a Kids And Cars, que promove a segurança infantil e registra estatísticas de acidentes envolvendo veículos, cerca de 37 crianças morrem por ano após serem deixadas sozinhas no ambiente quente do veículo.

Tentando evitar novos casos do tipo, a marca de leite infantil em pó Nido (conhecida no Brasil como Ninho), por meio da McCann Santo Domingo, criou um sistema de segurança analógico que evita com que pais esqueçam seus filhos no interior de veículos, chamado de o "Umbilicar".

Dispositivo evita que adultos esqueçam crianças no carro. - Reprodução - Reprodução
Dispositivo evita que adultos esqueçam crianças no carro.
Imagem: Reprodução

A ideia foi ter um produto que fosse barato, analógico e de fácil utilização por qualquer pessoa conduzindo uma criança em um carro. Em apenas uma semana foram distribuídos 10 mil exemplares do produto, que conecta motoristas às cadeirinhas em uma espécie de cinto de segurança, como um cordão umbilical, na República Dominicana.

Por conta do sucesso, a empresa precisou produzir 300 mil unidades a mais do que a ideia inicial. Apesar de existirem atualmente aplicativos de celular com proposta similar, o intuito foi encontrar uma solução barata, de fácil uso e analógica, sem a necessidade de energia ou internet para funcionar.