Topo

Filho do meio? Estudo diz que você pode ser o mais problemático da família

Getty Images
Imagem: Getty Images

Vivian Ortiz

Do UOL, em São Paulo

14/07/2017 16h37

Se você é o filho número 2 dos seus pais, tremei! Uma pesquisa, conduzida por Joseph Doyle, afirma que a "maldição do segundo filho" pode ser mesmo verdade. Tudo porque a ordem de nascimento dos filhos influenciaria em fatores como delinquência.

Os dados recolhidos, que analisaram milhares de grupos de irmãos tanto nos Estados Unidos quanto na Dinamarca, mostraram que os filhos do meio têm entre 25% e 40% mais chances de sofrerem sérios problemas na escola ou com a lei, na fase adulta.

Uma possível explicação para essas descobertas é o estilo de educação dos pais, que pode mudar de acordo com a ordem de nascimento. Um exemplo são os primogênitos, que frequentemente recebem atenção total dos pais por ainda serem os únicos, enquanto os irmãos mais novos precisam competir por essa mesma atenção com os irmãos.

Inspirações diferentes

Além disso, à medida que a família cresce, a dinâmica muda. "O primogênito tem como principal modelo os adultos. Já o segundo filho, ou as crianças nascidas mais tarde, se inspiram em pessoas bem mais irracionais: os próprios irmãos", explico o estudo.

"O investimentos dos pais em ambos também mudam, sendo que a influências dos irmãos provavelmente contribui para essas diferenças que vemos no mercado de trabalho e o que encontramos na delinquência. É muito difícil separar essas duas coisas, porque elas acontecem ao mesmo tempo", diz o estudo.

Mas não se preocupe se você é o irmão do meio: a pesquisa não significa que você está condenado a uma vida de crime e caos, só que a ordem de seu nascimento, em relação aos irmãos pode ter mais importância do que você imagina!