Topo

Desabafo de mãe sobre as angústias da dupla jornada viraliza e emociona

Juliana Simon

Do UOL

04/08/2017 11h57

A rotina da fotógrafa Thalita Castanha, de 37 anos, não é diferente de muitas outras mães que se dividem entre trabalho, filhos e casa. E por isso, uma foto sua, acompanhada de um desabafo, tem feito bastante sucesso entre muita “multimulheres” nas redes sociais.

O texto, de autoria da blogueira de maternidade Rafaela Carvalho, manda a real sobre a rotina multitarefa e gerou uma identificação imediata, diz Thalita, em entrevista ao UOL.

"A postagem foi um desabafo. Como a minha profissão exige muita dedicação, vira e mexe me sinto culpada por não ser completa nos outros seguimentos da vida. Quando recebi esse texto pelo WhatsApp, comecei a chorar. Me vi ali, e a cada palavra que eu lia do texto, uma culpa saia de dentro de mim. Nunca um texto mexeu tanto comigo", lembra. 

Mãe de Lucas (5 anos) e Henrique (9 anos), a fotógrafa especializada em gestantes, partos e bebês divide as tarefas com o marido, mas não conta com babá.

"A princípio pensei em ilustrar o texto com uma foto de uma mulher com terninho, falando no celular com filho no colo, mas aí pensei: ‘meu terninho é moletom’. Lembrei de uma foto que fiz no elevador chegando do estúdio, desesperada porque o Lucas apertou todos os botões do elevador e eu estava com as sacolas todas na mão. Fui parando de andar e andar e no final ainda dei colo para um deles", lembra.

A resposta de seus seguidores foi rápida, com muitas mensagens de mães aliviadas por partilharem as mesmas angústias, e o post já conta com mais de 8 mil comentários, 46 mil compartilhamentos e 59 mil reações.

Thalita acredita que compartilhar o texto, a foto e desabafar foi libertador. “Resolvi dividir para talvez libertar por alguns dias a culpa de outras mamães que passam pela jornada casa x trabalho”, diz.