Topo

Criatividade, autonomia e mais 8 razões para deixar crianças sem fazer nada

iStock
Imagem: iStock

Por Gabriela Guimarães e Carolina Prado

Colaboração para o UOL

05/08/2017 04h00

Muitas crianças têm agendas tão cheias quanto as de CEOs (ok, só um pouco mais divertidas). Aula de natação, basquete, judô, inglês, dança... Dentro de casa, a coisa não é muito diferente e a criança é estimulada com atividades, tablet ou celular.

No entanto, a dinâmica que muitos adultos trazem do ambiente de trabalho -- que prevê produção contínua, resultados e competitividade -- não se aplica ao universo infantil. Segundo os especialistas, manter a criança ocupada o tempo todo não vai ajudá-la a crescer mais preparada. Ao contrário. Se ela não tiver um tempinho à toa, seja para brincar do que quiser, seja para apenas observar o formato das nuvens, pode estar perdendo a oportunidade de fazer diversas descobertas. Não é fácil ver seu filho de bobeira? Veja 10 motivos pelos quais deixá-lo sem fazer nada às vezes pode ser muito bom:

1. Estimula a criatividade

Se dermos um tempo livre para a criança, sem propor atividade alguma, veremos como ela é capaz de inventar suas próprias brincadeiras, brinquedos e histórias. Quando está muito ocupada ou tem alguém dirigindo suas ações, ela nem sempre consegue deixar a imaginação fluir.

2. Dá origem a boas memórias

Quando nos tornamos adultos, até nos lembramos de algumas atividades da rotina ou do que as pessoas ao nosso redor faziam. Mas a memória afetiva é recheada com os momentos de descontração e risadas, essas coisas que a gente só consegue curtir quando não tem a obrigação de cumprir tarefas o tempo todo.

3. Desenvolve a percepção corporal

Criança precisa de espaço e brincadeira livre para entender como funciona o próprio corpo, para subir no sofá, dançar, rolar pela grama… É muito bom deixar que o pequeno decida sobre seus movimentos. Claro que é preciso observar de perto, para intervir em caso de perigo.

4. Melhora a capacidade de resolver problemas

É superdifícil segurar a vontade de solucionar tudo pelo filho. Mas, sempre que possível, deixe-o encarar os desafios do caminho sozinho, da forma que ele achar melhor, sem interferir.

5. Aumenta a concentração

Quando a criança é hiperestimulada, além de ficar irritada, tem dificuldade para se concentrar em atividades como a leitura.

6. Permite processar e fixar o que é importante

Somos bombardeados de informações o tempo todo. Se a criança não tiver esse período de ócio, será difícil processar e absorver tudo o que aprendeu num único dia.

7. Favorece a autonomia

Como consequência, você estará criando alguém com mais autoconfiança. E isso é tão importante para o futuro quanto um curso intensivo de inglês.

8. Possibilita tomar decisões e pensar por si só

O que não significa que ele ficará independente e que deixará de ter vínculos com você… pode ficar tranquila!

9. Motiva a encarar os próprios medos

Quando a criança entende que é capaz de superar os desafios, que existe coragem dentro dela, se sente motivada a seguir em frente. Na vida adulta, ela provavelmente já estará familiarizada com essa sensação.

10. Faz com que os pais compreendam melhor o filho

Ao relaxar um pouco e observar o que seu filho faz no tempo livre, você tem a oportunidade de conhecê-lo melhor, de perceber as capacidades e limites dele. Será um novo momento para você também.

 

Fontes: Katia Chedid, educadora, pedagoga, psicopedagoga, gestora escolar, com extensão em Neuropsicologia. Roberto Cooper, médico pediatra pela UFRJ, mestre em saúde da família pela Universidade Estácio de Sá. Gabriel Limaverde, assessor pedagógico da área de Educação e Cultura da Infância do Instituto Alana.