Gravidez e filhos

Pais e mães narram as trapalhadas que viveram com o primeiro filho

Carolina Prado e Gabriela Guimarães

Colaboração para o UOL

28/08/2017 04h00

O filho nasce e o coração não aguenta de tanta emoção. Mas, na vida prática, entre um suspiro e outro pelo bebê, os novos pais precisam lidar com fraldas, banho, roupinhas, cocô, xixi, nariz sujo, tudo pela primeira vez! A performance nem sempre é das melhores, mas as histórias que ficam… são incríveis!

Arquivo pessoal
Maria Cristina Bernardo e família Imagem: Arquivo pessoal

Salvos pelo tutorial

“Aprendemos tudo sozinhos. No primeiro banho do nosso filho, recorremos ao YouTube. Pesquisamos vídeos e ligamos o computador do lado da banheira. Íamos repetindo tudo o que a mulher fazia. Conseguimos, mas foi muito enrolado. Ficávamos tentando segurar e dar o banho ao mesmo tempo. Era complicado! Até que a gente foi pegando o jeito. É nas coisas simples que as pessoas se enrolam, porque ninguém para muito para te explicar. Também já levamos algumas vezes cocô e xixi no rosto. Com meninos, a troca tem que ser rápida porque eles apontam a mira e sujam tudo! Fomos trocá-lo em uma festa e o pai teve de sair sem camisa.”

Maria Cristina Bernardo, 36, casada com Paulo César Souto, 35. São pais de Guilherme, 9, João, 5, e Júlia 6 meses

Arquivo pessoal
Vanessa Zanirato dos Santos com o marido, Duílio, e o filho Guilherme Imagem: Arquivo pessoal

PS no primeiro dia

“Quando o Guilherme nasceu, fui liberada da internação do hospital em um sábado, às 14h. Coloquei a saída da maternidade nele, o enrolei na mantinha e fui para o carro com meu ‘pacotinho novo’ no bebê conforto. Mas estava muito calor! Com o trânsito, demoramos quase uma hora para chegar em casa. Quando fui tirar o pequeno do carro, percebi a besteira que fiz: ele estava fervendo e ensopado de suor! Subi e dei banho nele. Para completar este primeiro dia em casa, às 2h da manhã o levamos ao pronto-socorro, porque o nariz dele estava fazendo um barulhinho. Eu deduzi que ele estava com falta de ar. Levei uma bronca tão grande do médico: não se leva uma criança ao hospital por qualquer coisinha, ainda mais porque ele havia acabado de sair da maternidade e não tinha tomado nenhuma vacina. Mas eu não fazia nem ideia. Achei mesmo que meu filho ia morrer, cheguei a chorar! E era só um narizinho entupido.”

Vanessa Zanirato dos Santos, 32, casada com Duílio Batista dos Santos, 35. São pais do Guilherme, 4

Arquivo pessoal
Karen dos Santos Aguiar e família Imagem: Arquivo pessoal

Banho inesquecível

“Uma vez, eu estava dando banho no meu filho, recém-nascido, e ele escorregou da minha mão e bateu um pouco de água na carinha dele. Como reação, ficou quietinho. Deduzi que ele tinha se afogado e estava morrendo! Bateu aquele desespero! Saí com ele no meio da rua, pelado, desesperada. Dizia: ‘Socorro, meu filho se afogou, meu filho se afogou!’. Nisso, aparece minha vizinha: ‘Calma, ele está bem, não aconteceu nada’. O menino, na verdade, estava morrendo de frio!”

Karen dos Santos Aguiar, 27, casada com Daniel Tadeu da Silva, 30. São pais do Nicollas, 7, Isadora, 2 e Davi, 5
 

Arquivo pessoal
Cintia Aparecida Martins Queiroz Lazaro com o marido, André, e o filho Arthur Imagem: Arquivo pessoal

Caos no restaurante

“O Arthur tinha quase 3 anos e o André, meu marido, foi levá-lo ao banheiro no restaurante onde estávamos. Percebi que eles estavam demorando, até que o André voltou muito p da vida. Ele colocou o Arthur para fazer cocô e, um tempinho depois, o menino disse que tinha acabado. Aí, ele deixou o Arthur em pé e imediatamente virou para lavar a mão ou pegar alguma coisa. Nisso, o Arthur falou: ‘Tem mais!’. Neste momento, ele já tinha feito mais cocô em pé mesmo. Meu filho se sujou todo (meia, tênis, tudo!) e também sujou o chão. Pra piorar, o papel acabou e meu marido teve que limpar todo o chão com lenço umedecido. Ele saiu de lá e fomos embora, porque não havia condições de continuar no restaurante depois daquilo.”

Cintia Aparecida Martins Queiroz Lazaro, 39, casada com André Ferreira Lazaro, 38. São pais de Arthur, 4

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Gravidez e Filhos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Gravidez e Filhos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo