Topo

Debates: Precisa esperar 12 semanas para contar da gravidez?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Helena Bertho

do UOL

15/09/2017 12h57

É melhor esperar a gravidez "pegar" antes de contar para familiares e amigos? Ou posso compartilhar a boa notícia logo? O ideal é não criar expectativa? Ou é melhor poder contar com o apoio das pessoas caso aconteça um aborto espontâneo? São questões que a maioria das mães –e pais– encaram ao descobrir a gravidez. Sabendo que a perda do bebê nos primeiros três meses é muito comum, a dúvida sobre contar ou não contar é natural. A seguir, veja diferentes visões sobre o tema. a vida

 

Por que é comum o aborto espontâneo nos primeiros três meses?

Na fase inicial do desenvolvimento do embrião, é mais comum que problemas genéticos se manifestem levando ao aborto. Segundo Wagner Hernandez, diretor do departamento de ginecologia e obstetrícia do Hospital São Luiz, quando maior a idade a mulher, maior o risco: é de 10% para mulheres de até 30 anos, de 20% para as de até 35,  de 40% acima dos 40 e aos 45 anos chega a 80%.

"Conforme a idade da mulher vai passando, os óvulos passam a ter maior possibilidade de alterações genéticas", explica o especialista. Segundo ele, 70% dos abortos espontâneos acontece por causa genética ou má-formação cromossômica, que impedem o feto de se desenvolver normalmente.

" Muitas vezes a mulher busca alguma coisa que ela podia ter feito para evitar, mas eles são inevitáveis na maioria dos casos", defende.
Esse tipo de perda da gravidez não traz risco para a saúde da mulher e, de maneira geral, ela pode engravidar normalmente depois. A não ser que os abortos espontâneos se repitam, o que pode ser indício de alguma questão de saúde da mulher que deve ser tratada.