Topo

Ambiente da infância pode mudar o DNA e influenciar vida adulta, diz estudo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

19/09/2017 10h41

Muito do que acontece com a criança pode influenciar em sua saúde quando está mais velho. Segundo um estudo da Universidade de Northwestern, o DNA pode sofrer mudanças de acordo com status socioeconômico, ausência dos pais, duração da amamentação e exposição a micróbios. E tudo isso pode ser determinante para a saúde durante toda a vida.

Uma das etapas do estudo estudou 500 mulheres grávidas em diferentes situações (acesso a água potável, moradia rural ou urbana, status socioeconômico) nas Filipinas, em 1983, e acompanharam a vida de seus filhos. Após 21 anos, foram analisadas as mudanças em DNA e níveis de proteínas ligados a inflamações e constatado que o contexto em que esses jovens foram criados tinha influência direta em sua saúde no início da vida adulta.

Aqueles que tiveram pais mais ausentes, falta de exposição a micro-organismos (o que fortalece o sistema imunológico) e contextos de pobreza tiveram inflamações menos controladas.

Não é a primeira vez que pesquisas investigam o papel de situações na infância na saúde adulta – como divórcio dos pais, por exemplo -, porém este estudo é pioneiro em demonstrar que não são só influências comportamentais, mas também genéticas.