Topo

Suita e Gusttavo Lima "grávidos" de novo; há riscos em gestações próximas?

Andressa Suita e Gusttavo Lima anunciam segunda gravidez - Reprodução/Instagram
Andressa Suita e Gusttavo Lima anunciam segunda gravidez Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL

20/01/2018 12h46

Pais do pequeno Gabriel, de 6 meses, Gusttavo Lima e Andressa Suita anunciaram que estão “grávidos” novamente. A história é semelhante à de outro casal famoso: Michel Teló e Thais Fersoza, pais de Melinda e de Teodoro, que chegou também seis meses após o nascimento da irmã.

Muitos fãs estão se perguntando se gestações tão próximas são saudáveis para mamãe e para o bebê. Segundo o ginecologista e obstetra Fábio Cabar, há uma recomendação do Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde para que o intervalo entre gestações seja de, no mínimo, um ano.

Veja também

No entanto, se a gravidez “aconteceu” ou há a intenção de filhos com idades tão próximas, gestantes devem ficar atentas a alguns riscos.

Quando o primeiro bebê nasceu de cesárea

É necessário dar ao corpo tempo para cicatrizar esse corte. “Antes de um ano, há um risco aumentado de ruptura do útero na área da cicatriz da primeira cesárea, durante o trabalho de parto”, afirma o ginecologista e obstetra Ricardo Luba, que diz que a complicação é rara, mas deve ser considerada durante o pré-natal.

Para o especialista, a grossura do órgão deve ser considerada na hora da definição da via de parto do segundo filho e ele não recomendaria uma cesárea simplesmente porque a primeira criança nasceu por essa via. “Mas se fosse o terceiro bebê, com os dois anteriores nascidos cirurgicamente, ele teria de nascer por cesárea.”

Amamentação

Embora não seja consenso entre a classe médica, muitos acreditam que o aleitamento do primeiro filho em caso de segunda gestação deve ser suspenso. Isso porque a liberação de ocitocina - hormônio responsável pela descida do leite - no organismo materno tem como efeito a contração do útero e pode aumentar o risco de parto prematuro.

(com reportagem de Adriana Nogueira)