Gravidez e filhos

Conheça 8 dicas para aplicar o Feng Shui no quarto do bebê

Reprodução/Behance
Um espaço saudável e tranquilo no quarto do bebê Imagem: Reprodução/Behance

Bárbara Therrie

Colaboração para o UOL

30/01/2018 04h00

O Feng Shui consiste em identificar os fluxos de energia estagnados ou acelerados de um imóvel e aplicar técnicas e mudanças que fortalecerão o chi (energia vital) do ambiente. A seguir, aprenda como o método oriental pode criar um espaço saudável e tranquilo no quarto do bebê.

Veja também

Posição do berço

Deixe a cabeceira encostada numa parede lisa, voltada para o norte. Isso promoverá um sono mais tranquilo e fará com que ele se sinta mais confortável e seguro. A cor e o modelo também são importantes: prefira os de tons mais suaves e os que possuem a cabeceira inteiriça, por proporcionar mais segurança. Evite colocar o berço numa parede que faça divisão com o banheiro e não deixe os pés voltados para a porta de entrada. Essas posições podem causar irritabilidade e insônia.

Disposição dos móveis

Nada de encher o quarto de móveis, isso gera uma opressão que pode deixar a criança agitada. Um cômodo espaçoso dá a sensação de bem-estar e tranquilidade. E deixe os móveis sempre alinhados às paredes e nunca na diagonal, pois formam um triângulo que gera um fluxo de energias negativas. Se possível, coloque a poltrona de amamentar de frente para a porta de entrada. O benefício? Mais disposição e conforto para a mãe. As prateleiras não devem ser colocadas sobre o berço, pois oprimem a energia e dificultam o crescimento. Também não é aconselhável posicionar os armários de modo que formem quinas que apontem para o berço ou para a poltrona.

Cores

O tom mais indicado é o verde, pois representa saúde, equilíbrio e crescimento. é o azul, ótimo para crianças agitadas e com dificuldades para dormir. Ele contém elemento água e está ligado à emoção. O rosa claro pode ser combinado com um tom verde água para equilibrar o amor e a saúde. Fuja das cores quentes, como o amarelo, o laranja e o vermelho. Elas possuem elemento fogo que produzem ação e movimento. O lilás também não é recomendado porque pode causar depressão à mãe e lentidão no desenvolvimento do bebê. Trata-se de uma cor meditativa que desacelera a mente.

Sons

Os sons são muito importantes para equilibrar o chi (energia vital) do ambiente e das pessoas. Se seu objetivo é tornar o quarto do seu filho um local acolhedor, amoroso e calmo, escolha os sons da natureza, como o barulho dos passarinhos, da água, da chuva, da cachoeira. Caixinhas de música, canções clássicas, instrumentais e mantras também são muito bem-vindos. Os sons com frequência 432 hz estimulam o chakra do coração, que intensificam o amor e a ligação entre mãe e filho. Relógios com barulho de tique-taque e músicas letradas (palavras carregam mensagens) roubam a tranquilidade do espaço.

Aromas

Além de cheirosos, os aromas trazem muitos benefícios. A camomila tem efeito calmante e analgésico que ajuda nas cólicas do bebê. A lavanda é relaxante e auxilia no sono. A rosa atua no amor e no combate ao medo. A tangerina é revigorante e eficaz para resfriados, mas não deve ser usada à noite. O eucalipto ajuda a respirar melhor e elimina energias negativas. Esses aromas podem ser diluídos em sprays ou em recipientes de cerâmica. Outra opção é misturá-los com óleos essenciais (1 gota de cada óleo) em um rechô. Evite essências artificiais, elas podem causar alergias e desconforto.

Decoração

Invista numa decoração leve e que traga bem-estar. Dica: coloque fotos da mamãe e do papai juntos com o pequeno. Elas transmitem energia de amor, acolhimento e segurança. No caso dos enfeites, dê preferência aos quadros com retratos da natureza e bichinhos de pano e de algodão. Eles trazem alegria. Distribuir almofadas na poltrona e no chão proporcionam conforto. Não use espelhos no quarto, eles são portais e agitam o sono. Os móbiles devem ser posicionados ao lado do berço, nunca acima da cabeça da criança, isso sufoca as energias do corpo.

Iluminação

Priorize a iluminação natural criando espaços e aberturas para a entrada de luz solar direta ou indiretamente. Abra as janelas pela manhã ou depois da chuva para refrescar e renovar o ar e as energias para criar um cômodo mais saudável. As lâmpadas incandescentes são as melhores para reproduzir uma luz natural, enquanto as LEDs brancas frias são prejudiciais para os olhos e lembram o meio corporativo. Os abajures são bons pela luz indireta e trazem conforto e aconchego. 

Aparelhos eletrônicos

Se quiser garantir boas noites de sono e energias de saúde e paz, deixe os aparelhos eletrônicos, celulares e tablets de fora do quarto. Eles têm uma energia eletromagnética muito forte que emana pelo ambiente. No caso da babá eletrônica, use uma placa com o símbolo do gráfico scap e o aparelho orgonite, ambos ajudam a eliminar essas emissões.

Fontes: Cristina Ventura, consultora de Feng Shui; e Márcia Dhonella, blogueira e também consultora de Feng Shui

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Lado B
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Lado B
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
Topo