Horóscopo

Céu de fevereiro de 2016: chegou o momento de concretizar teorias

Getty Images
Céu do Mês de Fevereiro de 2016 Imagem: Getty Images

Barbara Abramo

Do UOL, em São Paulo

01/02/2016 00h00

Mês de Carnaval, fevereiro traz como novidade o trígono entre o inventivo Urano e o construtor Saturno, configurando um cenário astral propício a invenções e a todo tipo de ideias novas, que poderão ser absorvidas pela sociedade. Saturno é o astro das realizações e dá a Urano um canal de expressão, configurando um momento de concretizar teorias, tendências e descobertas da ciência e da tecnologia. Embora o trígono não esteja completo, já sentiremos um pique produtivo e realizador neste mês. Ambos os astros, que são lentos, formarão este aspecto mais algumas vezes ao longo dos próximos dois anos e meio.

Por outro lado, Urano recebe a pressão de Plutão, o astro das transformações dramáticas, seja em termos sociais, culturais ou geoclimáticos. Quando estes dois astros que simbolizam titãs armam embates, a Terra treme --e, nesse caso, pode ser literalmente. Então, ao mesmo em que estaremos vivendo um aspecto construtivo e positivo, estaremos sendo pressionados a inventar novas formas de viver, para superar as tais “vibrações plutonianas”, em geral, pouco agradáveis, por sua intensidade e dramaticidade. O ódio que se vê estampado nas redes sociais contra esse ou aquele agrupamento cultural, social ou político é típico deste aspecto. Quando isso vai terminar? Provavelmente só em meados do ano que vem, mas será preciso mudar consciências e percepções.

É nesse contexto geral que fevereiro irá transcorrer. A Lua minguante em Escorpião abre o mês, sinalizando reflexões e revisões por parte do Governo Federal. Lembremos sempre: Escorpião é o signo que tem relação com o Governo Federal, qualquer que seja o partido ou o governante que esteja ocupando o Palácio da Alvorada. Nesse clima de revisões, Mercúrio e Urano se atropelam, sinalizando problemas de comunicação, seja com a mídia ou com os sistemas físicos, a exemplo das usinas. Ainda bem que o Sol e Saturno se entendem na primeira semana, trazendo um senso de responsabilidade social às decisões.

A Lua nova em Aquário vem brilhando por paz e convivência urbana, no dia 8. Ressalta o Brasil, cujo Ascendente é Aquário, além do Carnaval, das praias, dos lagos e da Bacia Amazônica. Nesse período, Vênus da beleza e o energético Marte formam um lindo aspecto com o grande e benéfico Júpiter --nada melhor para dar um pouco de alegria e esperança ao povo e também para quem vem ao país! Essa onda boa vai do Carnaval até o início da segunda quinzena.

Na segunda quinzena, teremos, além do Sol, a visita de Mercúrio --o astro das comunicações-- e Vênus --da arte e da beleza-- no amigável e irreverente Aquário. Será um bom período para o Brasil avançar nas negociações com os países vizinhos, aproximando-se mais deles.

Finalmente, no dia 19, o Sol alcança Peixes. Neste signo de sensibilidade, misericórdia --e também caos e confusão-- alguns temas emergem com força: recursos naturais, esportes e malversação de fundos públicos e privados. Peixes é o signo que dissolve os limites e borra as fronteiras entre o que é meu e o que é nosso, além de marcar o setor de riquezas nacionais.

A Lua cheia em Virgem aciona a atenção geral para as dívidas públicas, o sistema bancário, o dinheiro etc. Será um momento de tensões e polarizações em torno dos caminhos econômicos e do tal ajuste financeiro. Nos dias subsequentes, teremos Mercúrio e Saturno em sintonia, inspirando decisões possíveis e responsáveis no setor, ao mesmo tempo em que o astro da comunicação estará agindo com Urano. Significa que o diálogo e até a mídia serão meios de colocar em ação conjunta aquele aspecto astrológico especial comentado no início. Uma das épocas boas para avançar na ciência, tecnologia e demais assuntos correlatos que tenham interesse público.

Como um fecho de ouro para o mês de fevereiro, teremos Sol e Netuno em conjunção no artístico Peixes, enlevando multidões com espetáculos de arte. Por ser um signo de elemento Água e relacionado a oceanos, podemos esperar um período de muitas chuvas e problemas causados por elas. No plano artístico e cultural, porém, veremos a ascensão de mulheres e também um momento positivo para as artes, com Vênus formando a ponte entre Saturno e Urano.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Horóscopo
Erratas
Redação
do UOL
do UOL
Céu do Mês
Cinema
Comportamento
do UOL
do UOL
do UOL
Céu do Mês
do UOL
Horóscopo
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
Céu do Mês
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Céu do Mês
do UOL
do UOL
Horóscopo
do UOL
do UOL
Glamurama
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Céu do Mês
do UOL
do UOL
do UOL
Horóscopo
do UOL
do UOL
Horóscopo Virtual
Horóscopo Virtual
Horóscopo Virtual
Horóscopo Virtual
Horóscopo Virtual
Horóscopo Virtual
Horóscopo Virtual
Horóscopo Virtual
Horóscopo Virtual
Topo