Topo

'Astroterapia' acelera solução de problemas emocionais? Entenda o método

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/10/2022 04h00

Você já ouviu falar em "astroterapia"? Método de cura e desenvolvimento pessoal, a técnica alia conhecimentos astrológicos e psicológicos como caminho para transformação da personalidade e da autorrealização.

Embora não seja uma prática reconhecida pelos Conselhos Regionais de Psicologia do país, alguns psicólogos acreditam que, ao incorporar métodos da astrologia ao seu trabalho, conseguem desvendar melhor a essência dos pacientes.

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

Isso tornaria o processo mais rápido e preciso, encurtando o caminho rumo à solução de problemas psíquicos e emocionais.

"A astroterapia não é reconhecida cientificamente", reconhece a psicóloga Julia Grazielle do Prado. "Mas a terapia tradicional é mais pesada e, às vezes, os pacientes têm dificuldades em se abrir para falar de problemas sérios. Com o uso da astrologia, é mais fácil chegar ao inconsciente."

Para a psicóloga e astróloga Elizabeth Friedrich, o mapa astral pode ajuda acessar mais detalhes do temperamento do paciente, algo que na terapia tradicional ocorrer de forma mais lenta.

"Elementos relativos ao temperamento não podem ser mudados, somente administrados. A astroterapia também sinaliza os aspectos internos que o paciente deve passar a respeitar", diz.

"O psicólogo precisa esperar o paciente falar sobre determinados dados, enquanto o astroterapeuta começa a trabalhar já tendo em mãos algumas características do indivíduo", completa a psicóloga e astróloga Nídia Alves dos Santos Souza.

Como funciona

Os astroterapeutas realizam uma análise da composição do céu no momento em que a pessoa nasceu e relacionam esses dados às suas atitudes atuais e problemas que enfrenta no presente.

"Uso o mapa astral como instrumento para me aproximar da essência das pessoas", diz a terapeuta comportamental e astróloga Maria Celia Saravia, que reforça que não usa o mapa astral para fazer previsões.

Já a terapeuta Suindara Ribeiro diz que a astrologia é fundamental para o sucesso do tratamento relacionado à orientação vocacional, pois com a leitura do mapa astral é possível identificar as profissões mais adequadas para cada paciente.

O astrólogo francês Dane Rudhyar foi o primeiro a incorporar conceitos da psicologia junguiana na astrologia, em meados de 1930. Alguns dos seus livros mais famosos são: "Astrologia da Personalidade" e "A Astrologia da Transformação".

Considerado seu sucessor, o norte-americano Glenn Perry é autor do livro: "An Introduction to AstroPsychology: A Synthesis of Modern Astrology & Depth Psychology", disponível somente em inglês.

* Com informações de texto publicado anteriormente no UOL.