Horóscopo

Todo signo tem sua má fama; saiba de onde vem e como resolver a de cada um

Jeff Camargo / UOL
A má fama dos signos tem explicação e algumas atitudes bastam para melhorá-la Imagem: Jeff Camargo / UOL

Shâmia Salem

Do UOL, em São Paulo

15/10/2014 07h00

Pode soar exagero, maldade e até intriga da oposição dizer, por exemplo, que os escorpianos são vingativos e os librianos, indecisos. Mas acredite: essa má fama dos signos tem, sim, um fundo de verdade. “Se você não é uma pessoa evoluída, realmente vai pegar o lado mais negativo do seu signo”, afirma o astrólogo Antonio Facciollo Neto, fundador do Instituto Paulista de Astrologia. Porém, é perfeitamente possível fugir à regra. “Basta fazer uma autoavaliação, reconhecer seus pontos fracos e se conscientizar sobre a necessidade de se aperfeiçoar”, completa o astrólogo que, a seguir, explica os motivos da reputação negativa de cada signo e como melhorar.

Áries
Má fama: Grosseiro e agressivo
Explicação: Por ser o signo de luta, Áries não se importa muito com a ponderação, colocando toda a sua energia em combate. Como se não bastasse, seu elemento é o fogo, que está relacionado à explosão.
Para fugir à regra: É preciso treinar o autocontrole e estar sempre atento para evitar os excessos e as atitudes irracionais e violentas.

Touro
Má fama: Lento e conservador
Explicação: Apesar de forte, o animal que representa esse signo é devagar nos gestos e arredio a mudanças, por isso reflete muito antes de tomar uma decisão. Mas, uma vez que resolve mudar, dificilmente volta atrás.
Para fugir à regra: O taurino precisa ter sempre em mente que só pode gostar de algo novo se estiver disposto a experimentar.

Gêmeos
Má fama: Impulsivo e superficial
Explicação: Se por um lado o geminiano tem raciocínio rápido e sede por aprender e saber das novidades por outro, na mesma velocidade, ele fica entediado e perde a paciência para se aprofundar nos assuntos e nas relações. 
Como fugir à regra: O geminiano pode se tornar uma pessoa mais focada, madura e menos ansiosa se aprender a dosar o lado intelectual e o instintivo.

Câncer
Má fama: Tímido e emocionalmente instável
Explicação: Câncer é regido pela Lua, que muda de fase com frequência e governa tudo o que é instável, como as emoções e as marés. Além disso, tem o costume de se agarrar às coisas, assim como o caranguejo, seu representante.
Como fugir à regra: Precisa treinar o desprendimento para não sofrer tanto e, muitas vezes, em vão.

Leão
Má fama: Orgulhoso e impulsivo
Explicação: Tal qual o animal que ilustra o signo, o leonino é forte e audacioso, porém, tem dificuldade de controlar o impulso de querer dominar e de chamar a atenção.
Como fugir à regra: Fazer uma autoanálise é a melhor forma de enxergar seus defeitos e evoluir --quando isso acontece, o nativo desse signo acaba sendo generoso e protetor.

Virgem
Má fama: Frio e detalhista
Explicação: Além de Virgem ser governado por Mercúrio, que rege a razão, é um signo da terra, por isso gosta de segurança e estabilidade. Daí a tendência a se ater aos detalhes e ser um crítico feroz de tudo, de todos e de si mesmo. Além  disso, detesta mudanças e expor sentimentos, principalmente em público.
Como fugir à regra: Tentar olhar para o todo em vez de mirar num ponto específico e ser mais tolerante, inclusive consigo mesmo, é uma ótima forma de parar de sofrer com miudezas e de travar diante de mudanças inesperadas, afinal, elas sempre acontecem.

Libra
Má fama: Indeciso e manipulável
Explicação: A preocupação do libriano é manter a balança, que é seu símbolo, sempre em perfeito equilíbrio. Tanto é que se quiser fazê-lo sofrer, basta obrigá-lo a tomar uma decisão ou partido, já que ele não gosta de se indispor com ninguém.
Como fugir à regra: Claro que evitar conflitos é importante, principalmente no ambiente familiar e no trabalho, mas tomar decisões com mais agilidade também é essencial para não se anular e acabar se tornando dispensável.

Escorpião
Má fama: Vingativo e difícil de lidar
Explicação: Na mitologia, o escorpião é enérgico e associado à morte e à capacidade de dar botes certeiros e perversos ao combinar sua força com a fragilidade do outro. Já seu veneno aparece sob a forma de uma língua afiada e sempre pronta para criticar e mandar.
Como fugir à regra: Usar tamanha energia, determinação, capacidade de persuasão e sagacidade para administrar crises em prol do bem comum vai torná-lo uma pessoa admirável e querida.

Sagitário
Má fama: Desorganizado e irresponsável
Explicação: Representado pelo centauro (metade homem, metade animal), o sagitariano não pode ser domado. Se já não bastasse isso, ele ama a independência e a liberdade e busca expandir seus horizontes, o que explica a paixão por viagens e relacionamentos curtos.
Como fugir à regra: Reconhecer sua metade animal e trabalhar para que ela conviva em harmonia com a parte humana favorece a construção de relações mais estáveis.

Capricórnio
Má fama: Teimoso e rígido
Explicação: A figura representativa da cabra, que encara até os caminhos mais pedregosos e espinhentos para chegar ao topo da montanha, dá pistas de que o capricorniano tende a ser autossuficiente, teimoso e isolado.
Como fugir à regra: É imprescindível rever a necessidade de levar tudo a sério e querer sempre se destacar como o melhor, especialmente se tiver que pagar um preço alto por isso, como a solidão.

Aquário
Má fama: Estressado e intolerante
Explicação: Por ser um signo do ar, que se movimenta muito rápido, Aquário tende a ser instável, impaciente, intolerante e intempestivo com quem não caminha no seu ritmo acelerado.
Como fugir à regra: Treinar a estabilidade e entender que algumas coisas têm o tempo certo para acontecer é a chave para conseguir terminar o que começou.

Peixes
Má fama: Exageradamente sensível e fora da realidade
Explicação: Regido por Netuno, que governa o mar e está relacionado à instabilidade, o pisciano tem um humor bastante oscilante. Com isso, o nativo, apesar ser bom, generoso e solidário, tende a viver mais no mundo da imaginação do que na realidade.
Como fugir à regra: Dosar a sensibilidade é o caminho para não sofrer sem necessidade, viver com os pés no chão e parar de posar de vítima.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
Redação
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
Céu do Mês
Peixes
Escorpião
Leão
Gêmeos
Libra
Touro
Câncer
Áries
Virgem
Capricórnio
Sagitário
Aquário
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Céu do Mês
Câncer
Aquário
Gêmeos
Libra
Peixes
Sagitário
Touro
Capricórnio
Virgem
Escorpião
Leão
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Céu do Mês
do UOL
Topo