Horóscopo

Falou uma coisa e entenderam outra? A culpa pode ser de Mercúrio retrógrado

Arte UOL
Ao mudar seu curso, Mercúrio acaba emperrando as comunicações Imagem: Arte UOL

Marina Oliveira e Amanda Sandoval

Do UOL, em São Paulo

05/02/2015 18h32

Até o dia 11 de fevereiro, Mercúrio está em movimento retrógrado, um fenômeno muito interessante para os astrólogos e que causa certa apreensão em quem acompanha e gosta do assunto. Isso porque, nessa fase, o deslocamento do planeta emperra as comunicações. “O fenômeno favorece a ocorrência de mal-entendidos, quando o emissor fala uma coisa e o receptor entende outra”, diz a astróloga Titi Vidal. 

Atrasos de voos, engarrafamentos gigantescos, bem como outros problemas de transporte e rodoviários também podem ir para a conta de Mercúrio retrógrado. Nesse período, também não são raros os problemas com computadores e telefones celulares, tais como perdas de arquivos. Diante disso, aqui vai a primeira dica para encarar o período sem sofrer grandes prejuízos: é sempre bom fazer backup dos seus dispositivos eletrônicos, com regularidade.
 
Compras de bens mais caros, como eletrodomésticos, e fechamentos de acordos também exigem cautela. “Antes de assinar algo, tem de ler bem e até consultar um advogado. Se vai mandar um e-mail, é preciso verificar se está mandando para a pessoa certa e se não incluiu um conteúdo errado”, alerta a astróloga. 
 
Durante essa fase, as respostas também demoram a chegar. Quem aguarda um retorno sobre uma entrevista de emprego ou sobre uma oferta feita para a compra de um imóvel, por exemplo, deve ter mais paciência, já que as notícias caminharão lentamente e, às vezes, só virão após a mudança de posição do planeta, que está diretamente ligado às comunicações. Vale saber, ainda, que Mercúrio entrará nesse movimento mais duas vezes em 2015: de 18 de maio a 11 junho e de 17 de setembro a 9 de outubro. 
 
Parece, mas não é
A palavra "retrógrado" causa interpretações errôneas. Não é que o planeta "ande para trás". Trata-se de uma ilusão de ótica. É que, olhando da Terra, tem-se a impressão de que Mercúrio caminha no sentido contrário ao Sol, explica o astrólogo Henrique Wiederspahn. Os impactos desse movimento em nossas vidas, no entanto, são reais, garantem os astrólogos. Como regra geral, quando um planeta se torna retrógrado, ele pede revisão e mudanças nos assuntos relacionados às áreas que rege. “Júpiter retrógrado, por exemplo, pede para repensar os valores e as crenças”, diz Titi. 
 
Lado bom
De acordo com os astrólogos, a fase exige cautela, mas também é boa para retomar questões importantes, como revisar a vida, os projetos e os problemas e olhar tudo de uma nova maneira. Situações que, aparentemente, estavam resolvidas, podem exigir atenção novamente. O que não é um problema. De acordo com a astróloga Titi Vidal, isso só indica que, na verdade, a condição não era tão definitiva assim. 
 
Da mesma forma, é um bom momento para trazer situações e pessoas de volta: podem reaparecer amigos que se distanciaram, ex-namorados e até objetos e documentos perdidos. Por isso, vale a pena organizar gavetas e armários nessa época. 
 
Ainda que haja características gerais do fenômeno, de acordo com a astróloga, a influência do movimento retrógrado de Mercúrio na vida de cada depende, também, do signo. Confira, abaixo, como esse planeta influencia em cada representante do zodíaco:
 
- Áries
É o momento de repensar os ideais e as amizades. O movimento retrógrado influencia nas questões que envolvem grupos e equipes. Projetos futuros também pedirão revisões. Amigos antigos podem voltar, mas também há um risco de mal-entendidos com as pessoas de sua convivência. 
 
- Touro
A fase é propícia para repensar as questões profissionais. Talvez você retome projetos antigos de carreira e até repense os rumos de sua profissão.Também pode haver problemas de comunicação no trabalho, inclusive com o chefe. 
 
- Gêmeos
Para os geminianos, é hora de repensar tudo, já que eles são regidos por Mercúrio. Mas o movimento do planeta afeta, especialmente, questões do dia a dia. Por isso, perda de documentos e e-mails enviados, mas nunca entregues, podem acontecer. Outras situações desagradáveis talvez apareçam para que você reveja posturas e comportamento.
 
- Câncer
O canceriano pode perceber que alguma mudança que está em andamento sofrerá reviravoltas e contratempos. Os mal-entendidos acontecem nos relacionamentos mais íntimos, em relações amorosas e sociedades profissionais. Questões que envolvem heranças também podem ser afetadas.
 
- Leão
A área mais afetada pelo movimento retrógrado é a dos relacionamentos. Nessa fase, parcerias e projetos com outras pessoas podem ser retomados. Você também não estará ileso de problemas de comunicação com sócios, clientes, marido ou mulher. 
 
- Virgem
É a época de rever a forma como trabalha e cuida dos assuntos cotidianos. O virginiano deve repensar a rotina. Problemas com computadores, empregados, carro, eletrodomésticos e animais de estimação também entram na pauta. Falhas de comunicação com colegas de trabalho e funcionários também podem acontecer. 
 
- Libra
Prepare-se para lidar com a possibilidade de trazer relacionamentos afetivos do passado para o presente. Pode ser que também surja a oportunidade de retomar algum hobby ou atividade criativa. Aproveite para repensar sobre o que gosta ou não de fazer. Curta o tempo livre e valorize os próprios prazeres. As falhas de comunicação provavelmente ficarão restritas a filhos e parceiros amorosos. 
 
- Escorpião
Aqui vale um novo olhar sobre assuntos familiares e questões domésticas. Problemas em casa, tanto de comunicação com parentes quanto com o mau funcionamento de eletrodomésticos, por exemplo, podem acontecer. É a oportunidade para alterar a forma como cuida da casa e da família. 
 
- Sagitário
Momento propício para abrir a mente e aprender a ouvir o outro, porque haverá divergências de opiniões com as pessoas. Não estão descartados problemas com documentos, contratos e também com viagens, além de desgastes por causa do trânsito. 
 
- Capricórnio
É hora de repensar o que gosta de fazer, como gasta o seu dinheiro e como o investe. Tome cuidado, pois há o risco de sair com prejuízos financeiros. Por outro lado, também pode ocorrer a retomada de um projeto que trará lucros ou de um investimento antigo. O fenômeno pode, ainda, mexer com os seus hábitos alimentares.
 
- Aquário
Momento de rever a postura pessoal e a imagem que você passa a partir da maneira que se veste e se expressa. É a chance de reconsiderar comportamentos. Talvez você se sinta mais agitado e, por isso, é preciso cuidado para não perder o foco.
 
- Peixes
Os piscianos sentirão que as questões internas precisarão ser revistas; é a hora de repensar como lida com seus sentimentos. Talvez seja preciso retomar assuntos do passado e enfrentar velhos medos, mágoas e desafios. É uma boa hora para retomar sessões de terapia ou cultos religiosos e espirituais, por exemplo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Céu do Mês
Câncer
Aquário
Gêmeos
Libra
Peixes
Sagitário
Touro
Capricórnio
Virgem
Escorpião
Leão
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Céu do Mês
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Céu do Mês
Escorpião
Áries
Capricórnio
Peixes
Libra
Leão
Gêmeos
Sagitário
Aquário
Virgem
Touro
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo