Horóscopo

Horóscopo da verdade: o que há por trás dos estereótipos ligados aos signos

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Heloísa Noronha

Colaboração com o UOL

19/10/2017 04h00

Capricórnio é frio e materialista, Virgem inferniza os outros com suas manias e Escorpião só pensa em se dar bem na cama. Quanto o assunto é horóscopo, é comum haver generalizações, ainda mais em relação às características mais marcantes. No entanto, cada signo tem uma motivação por trás de suas atitudes, que nem sempre são bem interpretadas. Veja qual fama cada um carrega e o que há de verdade ou não nela:

Veja também

 

Áries

Fama: agressivo e impulsivo, não se importa de ferir os outros no caminho

Realidade: como têm regência do planeta Marte, que simboliza o Deus da Guerra, de fato os arianos são impulsivos e agem sem maiores delongas. A pessoa de Áries é aquela que inicia, que dá a cara a tapa, que fala quando todo mundo se omite. Os nativos desse signo muitas vezes são mal interpretados porque agem sem pensar; seu instinto puro se manifesta de forma rápida e explosiva. Ao tomar as rédeas das situações são tidos como grosseiros, quando o que desejam é simplesmente resolver ou começar algo. Todos temos um lado instintivo que é irracional, uma reação involuntária mas necessária à sobrevivência. Áries, como o primeiro signo, simboliza justamente o início da vida, é a energia básica para se conquistar as coisas.

Touro

Fama: só pensa em comer e dormir e além de tudo é egoísta

Realidade: taurinos não são preguiçosos, não. Porém, precisam de segurança e o estímulo sensorial é uma forma de se sentirem "presentes" no mundo, vivos, e, consequentemente, seguros. Tudo o que ativa os sentidos (tato, visão, olfato, paladar e audição), como uma boa comida ou uma cama confortável, faz parte da essência taurina. Mas não é só isso: por ser um signo de Terra, o mundo material é importante e Touro trabalha muito para conseguir pagar por seu conforto. Portanto, é mais que merecido que coma bem e descanse mesmo. Aliás, posses e dinheiro são essenciais para a segurança taurina e ele é mesmo apegado ao que tem. Touro quer o conforto para si, mas se está a seu alcance dividirá o mesmo com as pessoas que ama.

Gêmeos

Fama: signo do tipo 'duas caras', mais fala do que faz

Realidade: a mente geminiana é muito ágil e versátil e necessita de estímulos o tempo todo. Assim, não se admire se alguém de Gêmeos dar atenção a você agora e no minuto seguinte começar a fazer outra coisa e lhe der as costas. Provavelmente, outro estímulo mais interessante naquele momento chamou sua atenção. Mercúrio, regente de Gêmeos, é um deus jovial, um tanto infantil, e mantém ativa a sede de de conhecimento de seus nativos - que falam muito, é fato, característica atrelada à sua curiosidade nata. Entretanto, eles também põem a mão na massa e às vezes fazem até duas coisas ao mesmo tempo. A dificuldade é terminar o que começaram a fazer, porque sob o olhar de Gêmeos o mundo sempre está cheio de assuntos diferentes para se lambuzar...

Câncer

Fama: é o mais chorão do zodíaco e costuma guardar rancor

Realidade: Câncer é regido pela Lua, que é muito rápida, e a cada dois dias, aproximadamente, recebe uma energia de um signo diferente. Como a Lua, segundo o zodíaco, rege nossas emoções, há muita instabilidade entre seus nativos. Além disso, Câncer não é um signo que exterioriza os sentimentos, pois é do tipo que guarda e acumula. É na zona de conforto ao lado das pessoas queridas que Câncer se mostra mais - e não chora tanto! Por ser um signo de água,  tem uma forte conexão com o passado. É como se a memória emocional ficasse gravada para sempre em seu interior e a qualquer estímulo externo possa ser acionada. Aí, os sentimentos retornam com força total. Em vez de rancor, saiba que o amor e o carinho que têm (e acumulam) são mais fortes do que qualquer rusga.

Leão

Fama: leoninos só pensam no próprio umbigo e são excessivamente vaidosos

Realidade: o signo é regido pelo Sol, por isso é natural que os leoninos achem que os outros devem girar ao seu redor muitas vezes. Curtem mesmo aparecer, mas, por outro lado, são muito generosos porque têm ligação direta com o centro do nosso corpo, o coração. E vale lembrar que para transmitir amor é preciso primeiro desenvolver o amor-próprio e se valorizar - então, pensar no próprio umbigo faz um bem danando nessas horas. Leoninos e pessoas com ascendente Leão costumam dar uma boa importância à "juba" (seu cabelo) e à aparência. Eles precisam brilhar naturalmente e gostam de se sentir bem ao se olharem no espelho. Isso não significa que se achem mais do que os demais.

Virgem

Fama: Virgem é cheio de manias e um eterno insatisfeito; nunca nada está bom

Realidade: Virgem precisa de um mínimo de organização física para poder ordenar a própria mente. Analisar, categorizar, criticar, selecionar... Essas ações fazem parte da sua natureza até mesmo na execução das tarefas mais simples. Virginianos costumam infernizar os colegas de trabalho com suas manias, listinhas e cobranças, mas no fundo são os que mais sofrem, pois antes de mais nada são os principais críticos de si mesmos. Eles buscam nos outros a excelência que sentem dificuldade de encontrar em si mesmos. Seu maior desafio é aprender que errar faz parte da natureza humana e que devem pegar mais leve consigo mesmos, sem deixar de dar o seu melhor.

Libra

Fama: Libra é indecisão pura e quer bancar o amiguinho de todo mundo

Realidade: não é bem assim. Libra tem iniciativa, sim, e sabe muito bem o que quer. Acontece que jamais passará por cima de alguém e levará todas as opiniões e pessoas envolvidas numa situação em conta antes de decidir. Regido por Vênus, as relações são muito importantes para os librianos, que tentam equilibrar as próprias vontades e as alheias. Se a decisão implicar em prejudicar o outro, achará melhor ficar em cima do muro algumas vezes, mesmo. Eles não se fazem de amigos, não, pois costumam ser verdadeiramente amigáveis, pra valer. Isso pode até prejudicá-los em certas circunstâncias, mas é a lição que devem aprender. São muito sociáveis e justos, o que os fazem pessoas fáceis de lidar.

Escorpião

Fama: os escorpianos são muito vingativos e só pensa em transar

Realidade: Escorpião é um signo de água, levado pelo passado, e costumam reter e cristalizar as emoções em seu interior. Aquela mágoa do passado é algo que pode levar muito tempo até ser perdoada. Ela pode até se converter em planos maquiavélicos de vingança, mas apenas os escorpianos mais ardilosos colocarão algo em prática. Visto mais de perto, Escorpião mais implode do que explode e precisa praticar o desapego, principalmente de sentimentos nocivos. O signo é regido por Plutão e Marte, que governam nosso lado mais instintivo, essenciais a nossa sobrevivência. O sexo é algo que Escorpião necessita para se conectar, mas não pelo puro prazer pessoal. O vínculo, a intensidade e a entrega são característicos desse signo, que vê no sexo algo de divino.

Sagitário

Fama: inconsequente, Sagitário se acha o dono da razão

Realidade: é um dos signos que mais sabem aproveitar a vida. Sagitarianos não limitam suas experiências, são muito idealistas e pouco ligados a limites físicos. Assim, suas mais loucas aventuras são tidas como imprudências aos olhos alheios. Mais do que chocar, os nativos de Sagitário querem atingir um nível de consciência elevado, no sentindo de buscar expandir seu conhecimento. Como Sagitário é representado por um centauro, ser metade cavalo e metade homem, é comum que a parte animal venha à tona na forma de coices e patadas quando alguém questiona sua filosofia e seu modo de viver. Ele não se acha o dono da razão, simplesmente não gosta que se metam em sua vida.

Capricórnio

Fama: gente fria e calculista que só se importa com poder e dinheiro

Realidade: o capricorniano tem sentimentos, sim, mas estão protegidos por uma espécie de couraça que não se abre tão facilmente. Capricórnio não é um livro aberto, seus segredos (e até o dos outros) são guardados a sete chaves. O signo entende que precisa se esforçar para conquistar o que deseja (inclusive o sucesso), por isso é natural que tenha uma natureza mais rígida. Por ser um signo do elemento Terra, as questões materiais são importantes para se sentirem seguros. Capricornianos são muito ambiciosos e, “workaholics”, fazem de tudo para alcançar tal patamar. Se cobram muito para isso, mas não deixam de lado qualquer outro tipo de obrigação, como família e relacionamento. Qualquer compromisso que assumem é como um pacto. Além disso, são muito realistas, entendem que dinheiro não vai crescer em árvore e as contas não se pagarão sozinhas.

Aquário

Fama: não dá para discutir com Aquário, são muito teimosos e querem ser os "diferentões"

Realidade: por ser do elemento Ar, sua rigidez está no mundo das ideias e dos pensamentos. Quando acreditam em algo, os aquarianos vão até o fim com a opinião. E mais: buscam se associar a pessoas que pensam igual a eles e costumam olhar com desprezo para os que discordam. É difícil vencer um aquariano em um debate, mas quem apresenta argumentos sólidos, bem estruturados e não pautados em fundamentos tradicionalistas e ideias simplistas é capaz de fazê-lo assimilar novas ideias. Seu regente Urano impõe um caráter revolucionário e progressista em sua personalidade. Aquarianos vêm ao mundo para chocar, pois é assim que farão com que as pessoas questionem sua atual condição, abrindo a mente para o futuro. Mais do que parecer "diferentões", eles desejam romper com as barreiras da tradição e mostrar aos outros como, para evoluir, às vezes é preciso quebrar regras.

Peixes

Fama: piscianos vivem no mundo da lua e são muito evasivos

Realidade: Peixes é um signo conectado com algo além do plano físico, algo que os associa ao místico, ao divino, ao mundo dos sonhos. Por isso, a espiritualidade é tão inerente o signo. É normal se sentirem desconectados desse mundo e deixarem isso transparecer. Aliás, transparência é uma de suas características. Para Peixes, é muito difícil manter um foco por estarem em uma outra realidade e terem dificuldade, algumas vezes, de compreenderem o mundo que nos cerca. Qualquer coisa mais direta ou prática os assustam, então é mais fácil sair pela tangente do que encarar algo de que não têm muita certeza. Porém, é um dos signos mais empáticos do zodíaco e não será nada evasivo se alguém vier lhe pedir ajuda. Peixes sente as dores do mundo e é capaz de estender a mão quando o outro mais precisa.

Fonte: Julio Grobel, astrólogo 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Céu do Mês
do UOL
Aquário
Peixes
Capricórnio
Escorpião
Câncer
Sagitário
Gêmeos
Libra
Áries
Leão
Virgem
Touro
do UOL
Redação
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
Céu do Mês
Peixes
Escorpião
Leão
Gêmeos
Libra
Touro
Câncer
Virgem
Capricórnio
Sagitário
Aquário
Áries
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Céu do Mês
Topo