Horóscopo

Nossa astróloga indica o destino ideal de fim de ano para cada signo

iStock
Pensando em sair de férias? Imagem: iStock

Barbara Abramo

05/11/2017 04h00

Quer opções para um fim de ano sem altos gastos e com programação interessante, aqui mesmo, no Brasil? Sim, elas existem: basta procurar um pouco para encontrar algo bem bacana. E seu signo pode ajudar a escolher o roteiro perfeito para entrar com o pé direito em 2018.

Áries: signo de energia alta, está sempre a fim de conhecer algo diferente. Os desafios -- sejam físicos ou mentais -- precisam estar presentes, senão o desinteresse vem a galope. Para você que gosta de sentir o sangue correndo nas veias, a opção pode ser a Serra da Mantiqueira (SP), com uma parada em São Bento do Sapucaí e uma visita à Pedra do Baú.

Já para os arianos amantes de história, imperdível a visita a São Raimundo Nonato (PI), região agreste que mistura aventura com conhecimento. Ali, além de todo o complexo do Parque Nacional da Capivara, que abriga peças encontradas na região, há a Fundação Museu do Homem Americano.

Se a ideia for pular as sete ondas e você faz questão de praia, uma boa opção no Nordeste pode ser a costa do Ceará, com praias lindas, muito vento, simplicidade, informalidade -- além de comida boa e abundante. Outras: a Baía dos Golfinhos (RN), quase deserta e deslumbrante, ou a praia dos Carneiros (PE), que conta com boa infraestrutura.

Roberta Guimarães/UOL
Praia dos Carneiros (PE) Imagem: Roberta Guimarães/UOL

Touro: amante dos prazeres dos sentidos, você vai amar o Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, com um visual deslumbrante e ótima infraestrutura. Ali, tem de parar em Bento Gonçalves -- onde a boa comida vem de par com o vinho da região. Taurino não dispensa conforto então este tem de ser um item essencial na escolha.

Também no Sul, a cidade do festival de cinema, Gramado (RS), com seus chocolates, pode alegrar ainda mais seu fim de ano -- e para mais vinhos e até champanhe, as cidades de Caxias do Sul e Garibaldi (RS) são pedidas espertas. Há boa infraestrutura, visual bonito e experiencias saborosos.

Para uma opção de praia a dica é a pura beleza da Praia de Taipús de Fora, em Maraú (BA) -- deslumbre visual para taurino nenhum botar defeito!

Luciano Spader/Divulgação
Bento Gonçalves (RS) Imagem: Luciano Spader/Divulgação

Gêmeos: com você, "paradeira" não tem vez: há que ser um local trepidante e cheio de animação, opções culturais e também ligadas à natureza. Assim, o Rio de Janeiro pode ser a melhor pedida, pois, com seu litoral recortado, noite vibrante e possibilidade de fazer windsurfe ou surfar nas praias mais distantes, oferece de tudo um pouco.

Outras opções que podem ser interessantes, incluindo praia e esportes relacionados: a praia de Barra Grande (PI), onde dá pra fazer kitesurf, e as praias de Florianópolis, onde se misturam natureza e badalação na dose certa para as animadas férias que você gosta. Trilhas, caminhadas e corridas devem fazer parte do pacote turístico para este signo.

Kai Pfaffenbach/Reuters
Imagem: Kai Pfaffenbach/Reuters

Câncer: emotivo, ligado em cultura popular e história, mas amante das águas, canceriano precisa de aconchego e tranquilidade. Assim, as opções bacanas pra você podem ficar em Nova Friburgo (RJ), Canela (RS), São Francisco Xavier (SP) ou Pomerode (SC), com sua influência germânica. Em todas essas cidades menores e aconchegantes, há ótima infraestrutura, com opções variadas e um toque romântico, mas sem a trepidação e o apelo das grandes capitais.

Como na alma de todo canceriano mora um historiador, outra opção que cai como uma luva seria uma visita à Lapa Vermelha, na região de Lagoa Santa (MG): ali que foi descoberto o crânio de uma mulher de mais de 11 mil anos de idade, apelidada de Luzia, considerada "a primeira brasileira".

Se você fizer questão de praia, vá a Porto de Galinhas, em Ipojuca (PE), especialmente se for com a família. 

Divulgação
Porto de Galinhas (PE) Imagem: Divulgação

Leão: como você faz questão do bom e do melhor, incluindo aí uma pitada de luxo, riqueza e a chance de ver e ser visto, ainda mais com boas festas e muita beleza, a cidade de Trancoso (BA) vem a calhar. Há muito bom gosto e muita cor, mas ainda assim com a devida dose de natureza pra revitalizar mente e corpo.

Outra opção interessante pode ser a pequena Visconde de Mauá, distrito de Resende (RJ), na Serra da Mantiqueira. O local já teve seus dias de glória, mas continua atraente e ótima para gostos exigentes.

Uma opção também de praia: Búzios (RJ), onde há sofisticação, agito e beleza por toda a parte. Ou Maresias (SP), para desfilar no Réveillon animado. Em qualquer dessas opções, um hotel deve ser bem escolhido, com opções de bem-estar como SPA, brindes e alta culinária.

Gabriel Castaldini/Wikicommons
Trancoso (BA) Imagem: Gabriel Castaldini/Wikicommons

Virgem: o signo que governa o meio ambiente, a pureza, a vegetação e os animais não poderia se sentir feliz nas férias sem uma boa dose desses ingredientes na sua receita de lazer. Assim, a primeira dica vai para Curitiba (PR), que figura na lista das mais sustentáveis ecologicamente, considerada também uma das 15 cidades verdes do mundo -- ali, o equilíbrio é entre natureza e bem-estar. 

Serra Negra (SP), com completa estrutura de lazer, preço baixo e ótima comida, sem altos calores, pode ser ótima escolha também.

Para os que preferem um pouco mais de movimento físico e natureza, a Serra da Canastra (MG) pode ser a opção ideal, com trilhas de bicicleta ou a pé até a nascente do Rio São Francisco. Este é um dos mais importantes parques nacionais do Brasil, com direito a cachoeira, para limpar o baixo astral de 2017.

Gustavo Almeida Couto de Andrade/Wikiparques
Serra da Canastra (MG) Imagem: Gustavo Almeida Couto de Andrade/Wikiparques

Libra: o signo da arte, da vida social, do refinamento e do cosmopolitismo poderia ficar bem contente no Rio de Janeiro, em São Paulo, ou Recife -- uma capital onde a vida cultural fervilha, polo de interesses multiculturais, para onde afluem grupos e pessoas de diversas origens e interesses. Esse é, afinal, o signo que ensina a conviver com as diferenças!

Para opções mais modestas, vale lembrar do Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), com seu rico acervo artístico e seu jardim botânico aberto, bem perto de Belo Horizonte.

Há também a cidadezinha de Cunha (SP), com sua produção de artesanato local em cerâmica, e a super-romântica Monte Verde (MG), cujo panorama da Serra da Mantiqueira inspira ainda mais. No Estado de São Paulo, as cidades de Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão oferecem atrativos estéticos e sensoriais na medida certa, sem temperaturas sufocantes.

Gustavo Almeida Couto de Andrade/Wikiparques
Serra da Canastra (MG) Imagem: Gustavo Almeida Couto de Andrade/Wikiparques

Escorpião: é o signo da transformação, do olhar de raio-x, investigador e pesquisador, sempre atraído por um mistério. Intenso, profundo, signo de águas, se beneficia com o poder curativo que elas possuem. Para os mergulhos restauradores e um Réveillon pé na areia, a Lagoa Azul da Ilha Grande (RJ) ou a praia do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), duas opções para escorpiano nenhum botar defeito.

Outro destino interessante pode ser o Maciço do Baturité (CE), um complexo geológico onde florescem pequenas cidades -- reunindo história, espiritualidade, boa culinária, clima ameno, boa infraestrutura, onde se faz até festival de blues e jazz no Carnaval.

A composição ideal inclui águas, conforto físico e a alternância entre silêncio e certa agitação cultural.

Arquivo pessoal
Fernando de Noronha (PE) Imagem: Arquivo pessoal

Sagitário: este é o signo das viagens, que tem alma de expedicionário e explorador, amante da natureza, sempre otimista e a fim de conhecer mais do mundo à sua volta. Como acredita na sua intuição, e sua bússola interna é poderosa, nem teme se perder. Para o sagitariano, as cidades de Fortaleza (CE) ou Porto Alegre (RS) trazem os vastos horizontes, sem deixar de lado uma certa badalação na medida correta.

Outra opção diferente do comum: Cambará do Sul (RS), que traz natureza e aventura, com seus cânions. Há também São Joaquim (ali tem uma vinícola) e Urubici, ambas em Santa Catarina, com a Serra do Rio do Rastro -- para horizontes mais amplos ainda.

A Chapada dos Veadeiros (GO) pode ser irresistível. E para os sagitarianos dispostos a uma aventura digna de Indiana Jones, nada melhor do que uma estadia no Parque do Xingu, com direito a visitar a maior cidade pré-colombiana da Amazônia, o Kuhikugu — onde viveram quase 50 mil pessoas, descendentes dos kuikuro, habitantes do complexo indígena da região.

Divulgação
Chapada dos Veadeiros (GO) Imagem: Divulgação

Capricórnio: aqui exige-se qualidade, história e bons serviços, ainda que essenciais -- não é signo que ama luxo, mas, sim, segurança física. Boa comida e um colchão limpo e macio são essenciais! A dica perfeita: um circuito histórico nas montanhas de Minas Gerais, incluindo Diamantina, Ouro Preto e Mariana, com direito a uma paradinha em Poços de Caldas para uma cura de águas.

Opções adicionais? Campos de Jordão (SP), Petrópolis (RJ) — onde também há circuitos eco rurais no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, para os mais irrequietos. E a dica menos óbvia, mas que atende a sede de história do capricorniano: o Sítio Arqueológico Fazenda Santa Dalmácia, em Cambé (PR), ou mesmo a cidade de João Pessoa (PB), uma das mais antigas capitais nordestinas, cujos registros barrocos datam do século 16.

Este é também um signo que ama as águas. Sendo assim, eis as dicas marítimas: Praia do Saco (SE), que tem água morna e muita história, e a lendária Canoa Quebrada (CE), com infraestrutura boa e história — Janis Joplin, a musa-cantora capricorniana dos anos 70, ficou um tempo acampada por ali.

Marcel Vincenti/UOL
Ouro Preto (MG) Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Aquário: aqui falamos de conexões, novidades, ousadias, muita água e tudo que tem a ver com avanços científicos ou interesses históricos. Manaus (AM) poderá encantar o aquariano pela variedade: roteiros no Rio Amazonas, culinária local, histórias, lendas etc.

A opção óbvia, porém, é Brasília — cidade projetada da cabeça de um visionário, reza a lenda que foi vista em sonhos por um místico também. Patrimônio da Unesco, Brasília traz um pouco de tudo -- e um céu azul onde as estrelas podem ser vistas com esplendor. Não longe dali, outra boa alternativa: a Chapada dos Guimarães (MT) onde, dizem, há fluxos de eletromagnetismo e luzes estranhas, além de ovnis. Vai que você tem sorte e consegue ver um, no Morro de São Jerônimo, suposto ponto de aterrisagem de naves extraterrestres?

Outra opção é o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, também conhecido como ruínas de São Miguel das Missões (RS), que fez parte da iniciativa evangelizadora dos jesuítas no século 17 e hoje é considerada Patrimônio Mundial da Unesco. Essa dica fica para os aquarianos mais inclinados às antiguidades.

Se fizer questão de praia, Maragogi (AL) ou a praia de nudismo de Tambaba (PB) são opções atraentes.

Divulgação
Manaus (AM) Imagem: Divulgação

Peixes: emotivo e sonhador, o pisciano quer emoções fortes e transformadoras nas viagens. Intuitivo, se fortalece e se encanta na proximidade das águas e vastos horizontes. Assim, uma boa dica pode ser a região dos Lençóis Maranhenses (MA), com sua Rota das Emoções, suas dunas e percursos de ‘voadeira’ pelo rio Preguiça, ou o Delta das Américas (73 ilhas fluviais entre MA e PI).

Mais ao sul do Brasil, as místicas e misteriosas cidades de São Tomé das Letras (MG), ou a região de Alto Paraíso (GO), lugar repleto de histórias que mais parecem saídas de contos místicos. Na mesma linha, há a Barra do Garças, na Serra do Roncador (MT). Ali, existem muitas comunidades místicas ao redor dos chamados Portais do Roncador e uma infinidade de lagoas subterrâneas de água azul, habitadas por inúmeras espécies.

A foz do São Francisco, com sua amplidão, pode ser outra opção inspiradora para o pisciano na cidade de Brejo Grande (SE): é onde o rio deságua na imensidão do mar.

Cenário de sonho? Fernando de Noronha! Mais praias? Lagoa Verde, na Ilha Grande (RJ), com peixes coloridos, tartarugas, e uma piscina natural com corais.

Julio Cesar Gonçalves Correa/Creative Commons
Lençois Maranhenses (MA) Imagem: Julio Cesar Gonçalves Correa/Creative Commons

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Redação
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
Céu do Mês
Peixes
Escorpião
Leão
Gêmeos
Libra
Touro
Câncer
Áries
Virgem
Capricórnio
Sagitário
Aquário
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Céu do Mês
Câncer
Aquário
Gêmeos
Libra
Peixes
Sagitário
Touro
Capricórnio
Virgem
Escorpião
Leão
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Céu do Mês
do UOL
do UOL
do UOL
Topo