Topo

Horóscopo

Nossa astróloga indica o destino ideal de fim de ano para cada signo

Pensando em sair de férias? - iStock
Pensando em sair de férias? Imagem: iStock

Barbara Abramo

05/11/2017 04h00

Quer opções para um fim de ano sem altos gastos e com programação interessante, aqui mesmo, no Brasil? Sim, elas existem: basta procurar um pouco para encontrar algo bem bacana. E seu signo no horóscopo pode ajudar a escolher o roteiro perfeito para entrar com o pé direito em 2018.

Áries: signo de energia alta, está sempre a fim de conhecer algo diferente. Os desafios -- sejam físicos ou mentais -- precisam estar presentes, senão o desinteresse vem a galope. Para você que gosta de sentir o sangue correndo nas veias, a opção pode ser a Serra da Mantiqueira (SP), com uma parada em São Bento do Sapucaí e uma visita à Pedra do Baú.

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

Já para os arianos amantes de história, imperdível a visita a São Raimundo Nonato (PI), região agreste que mistura aventura com conhecimento. Ali, além de todo o complexo do Parque Nacional da Capivara, que abriga peças encontradas na região, há a Fundação Museu do Homem Americano.

Se a ideia for pular as sete ondas e você faz questão de praia, uma boa opção no Nordeste pode ser a costa do Ceará, com praias lindas, muito vento, simplicidade, informalidade -- além de comida boa e abundante. Outras: a Baía dos Golfinhos (RN), quase deserta e deslumbrante, ou a praia dos Carneiros (PE), que conta com boa infraestrutura.

Praia dos Carneiros 2 - Roberta Guimarães/UOL - Roberta Guimarães/UOL
Praia dos Carneiros (PE)
Imagem: Roberta Guimarães/UOL

Touro: amante dos prazeres dos sentidos, você vai amar o Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, com um visual deslumbrante e ótima infraestrutura. Ali, tem de parar em Bento Gonçalves -- onde a boa comida vem de par com o vinho da região. Taurino não dispensa conforto então este tem de ser um item essencial na escolha.

Também no Sul, a cidade do festival de cinema, Gramado (RS), com seus chocolates, pode alegrar ainda mais seu fim de ano -- e para mais vinhos e até champanhe, as cidades de Caxias do Sul e Garibaldi (RS) são pedidas espertas. Há boa infraestrutura, visual bonito e experiencias saborosos.

Para uma opção de praia a dica é a pura beleza da Praia de Taipús de Fora, em Maraú (BA) -- deslumbre visual para taurino nenhum botar defeito!

Bento Gonçalves (RS): O Hotel Villa Michelon (www.villamichelon.com.br) tem um pacote com três noites, que inclui meia pensão e programação de lazer para crianças durante todo o período.  - Luciano Spader/Divulgação - Luciano Spader/Divulgação
Bento Gonçalves (RS)
Imagem: Luciano Spader/Divulgação

Gêmeos: com você, "paradeira" não tem vez: há que ser um local trepidante e cheio de animação, opções culturais e também ligadas à natureza. Assim, o Rio de Janeiro pode ser a melhor pedida, pois, com seu litoral recortado, noite vibrante e possibilidade de fazer windsurfe ou surfar nas praias mais distantes, oferece de tudo um pouco.

Outras opções que podem ser interessantes, incluindo praia e esportes relacionados: a praia de Barra Grande (PI), onde dá pra fazer kitesurf, e as praias de Florianópolis, onde se misturam natureza e badalação na dose certa para as animadas férias que você gosta. Trilhas, caminhadas e corridas devem fazer parte do pacote turístico para este signo.

Cristo Redentor, no Rio de Janeiro - Kai Pfaffenbach/Reuters - Kai Pfaffenbach/Reuters
Imagem: Kai Pfaffenbach/Reuters

Câncer: emotivo, ligado em cultura popular e história, mas amante das águas, canceriano precisa de aconchego e tranquilidade. Assim, as opções bacanas pra você podem ficar em Nova Friburgo (RJ), Canela (RS), São Francisco Xavier (SP) ou Pomerode (SC), com sua influência germânica. Em todas essas cidades menores e aconchegantes, há ótima infraestrutura, com opções variadas e um toque romântico, mas sem a trepidação e o apelo das grandes capitais.

Como na alma de todo canceriano mora um historiador, outra opção que cai como uma luva seria uma visita à Lapa Vermelha, na região de Lagoa Santa (MG): ali que foi descoberto o crânio de uma mulher de mais de 11 mil anos de idade, apelidada de Luzia, considerada "a primeira brasileira".

Se você fizer questão de praia, vá a Porto de Galinhas, em Ipojuca (PE), especialmente se for com a família. 

Porto de Galinhas (PE) - Divulgação - Divulgação
Porto de Galinhas (PE)
Imagem: Divulgação

Leão: como você faz questão do bom e do melhor, incluindo aí uma pitada de luxo, riqueza e a chance de ver e ser visto, ainda mais com boas festas e muita beleza, a cidade de Trancoso (BA) vem a calhar. Há muito bom gosto e muita cor, mas ainda assim com a devida dose de natureza pra revitalizar mente e corpo.

Outra opção interessante pode ser a pequena Visconde de Mauá, distrito de Resende (RJ), na Serra da Mantiqueira. O local já teve seus dias de glória, mas continua atraente e ótima para gostos exigentes.

Uma opção também de praia: Búzios (RJ), onde há sofisticação, agito e beleza por toda a parte. Ou Maresias (SP), para desfilar no Réveillon animado. Em qualquer dessas opções, um hotel deve ser bem escolhido, com opções de bem-estar como SPA, brindes e alta culinária.

Espelho figura sempre em listas de praias mais belas e fica em Trancoso, destino bem disputado há muito tempo (e bem caro). É famosa pelos seus recifes e os diferentes tons de verde e azul do mar - Gabriel Castaldini/Wikicommons - Gabriel Castaldini/Wikicommons
Trancoso (BA)
Imagem: Gabriel Castaldini/Wikicommons

Virgem: o signo que governa o meio ambiente, a pureza, a vegetação e os animais não poderia se sentir feliz nas férias sem uma boa dose desses ingredientes na sua receita de lazer. Assim, a primeira dica vai para Curitiba (PR), que figura na lista das mais sustentáveis ecologicamente, considerada também uma das 15 cidades verdes do mundo -- ali, o equilíbrio é entre natureza e bem-estar. 

Serra Negra (SP), com completa estrutura de lazer, preço baixo e ótima comida, sem altos calores, pode ser ótima escolha também.

Para os que preferem um pouco mais de movimento físico e natureza, a Serra da Canastra (MG) pode ser a opção ideal, com trilhas de bicicleta ou a pé até a nascente do Rio São Francisco. Este é um dos mais importantes parques nacionais do Brasil, com direito a cachoeira, para limpar o baixo astral de 2017.

Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais - Gustavo Almeida Couto de Andrade/Wikiparques - Gustavo Almeida Couto de Andrade/Wikiparques
Serra da Canastra (MG)
Imagem: Gustavo Almeida Couto de Andrade/Wikiparques

Libra: o signo da arte, da vida social, do refinamento e do cosmopolitismo poderia ficar bem contente no Rio de Janeiro, em São Paulo, ou Recife -- uma capital onde a vida cultural fervilha, polo de interesses multiculturais, para onde afluem grupos e pessoas de diversas origens e interesses. Esse é, afinal, o signo que ensina a conviver com as diferenças!

Para opções mais modestas, vale lembrar do Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), com seu rico acervo artístico e seu jardim botânico aberto, bem perto de Belo Horizonte.

Há também a cidadezinha de Cunha (SP), com sua produção de artesanato local em cerâmica, e a super-romântica Monte Verde (MG), cujo panorama da Serra da Mantiqueira inspira ainda mais. No Estado de São Paulo, as cidades de Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão oferecem atrativos estéticos e sensoriais na medida certa, sem temperaturas sufocantes.

Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais - Gustavo Almeida Couto de Andrade/Wikiparques - Gustavo Almeida Couto de Andrade/Wikiparques
Serra da Canastra (MG)
Imagem: Gustavo Almeida Couto de Andrade/Wikiparques

Escorpião: é o signo da transformação, do olhar de raio-x, investigador e pesquisador, sempre atraído por um mistério. Intenso, profundo, signo de águas, se beneficia com o poder curativo que elas possuem. Para os mergulhos restauradores e um Réveillon pé na areia, a Lagoa Azul da Ilha Grande (RJ) ou a praia do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), duas opções para escorpiano nenhum botar defeito.

Outro destino interessante pode ser o Maciço do Baturité (CE), um complexo geológico onde florescem pequenas cidades -- reunindo história, espiritualidade, boa culinária, clima ameno, boa infraestrutura, onde se faz até festival de blues e jazz no Carnaval.

A composição ideal inclui águas, conforto físico e a alternância entre silêncio e certa agitação cultural.

Fernando de Noronha é um dos locais que mais agradou a Henrik no Brasil - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Fernando de Noronha (PE)
Imagem: Arquivo pessoal

Sagitário: este é o signo das viagens, que tem alma de expedicionário e explorador, amante da natureza, sempre otimista e a fim de conhecer mais do mundo à sua volta. Como acredita na sua intuição, e sua bússola interna é poderosa, nem teme se perder. Para o sagitariano, as cidades de Fortaleza (CE) ou Porto Alegre (RS) trazem os vastos horizontes, sem deixar de lado uma certa badalação na medida correta.

Outra opção diferente do comum: Cambará do Sul (RS), que traz natureza e aventura, com seus cânions. Há também São Joaquim (ali tem uma vinícola) e Urubici, ambas em Santa Catarina, com a Serra do Rio do Rastro -- para horizontes mais amplos ainda.

A Chapada dos Veadeiros (GO) pode ser irresistível. E para os sagitarianos dispostos a uma aventura digna de Indiana Jones, nada melhor do que uma estadia no Parque do Xingu, com direito a visitar a maior cidade pré-colombiana da Amazônia, o Kuhikugu — onde viveram quase 50 mil pessoas, descendentes dos kuikuro, habitantes do complexo indígena da região.

 Chapada dos Veadeiros (GO) - Divulgação - Divulgação
Chapada dos Veadeiros (GO)
Imagem: Divulgação

Capricórnio: aqui exige-se qualidade, história e bons serviços, ainda que essenciais -- não é signo que ama luxo, mas, sim, segurança física. Boa comida e um colchão limpo e macio são essenciais! A dica perfeita: um circuito histórico nas montanhas de Minas Gerais, incluindo Diamantina, Ouro Preto e Mariana, com direito a uma paradinha em Poços de Caldas para uma cura de águas.

Opções adicionais? Campos de Jordão (SP), Petrópolis (RJ) — onde também há circuitos eco rurais no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, para os mais irrequietos. E a dica menos óbvia, mas que atende a sede de história do capricorniano: o Sítio Arqueológico Fazenda Santa Dalmácia, em Cambé (PR), ou mesmo a cidade de João Pessoa (PB), uma das mais antigas capitais nordestinas, cujos registros barrocos datam do século 16.

Este é também um signo que ama as águas. Sendo assim, eis as dicas marítimas: Praia do Saco (SE), que tem água morna e muita história, e a lendária Canoa Quebrada (CE), com infraestrutura boa e história — Janis Joplin, a musa-cantora capricorniana dos anos 70, ficou um tempo acampada por ali.

Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG) - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Ouro Preto (MG)
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Aquário: aqui falamos de conexões, novidades, ousadias, muita água e tudo que tem a ver com avanços científicos ou interesses históricos. Manaus (AM) poderá encantar o aquariano pela variedade: roteiros no Rio Amazonas, culinária local, histórias, lendas etc.

A opção óbvia, porém, é Brasília — cidade projetada da cabeça de um visionário, reza a lenda que foi vista em sonhos por um místico também. Patrimônio da Unesco, Brasília traz um pouco de tudo -- e um céu azul onde as estrelas podem ser vistas com esplendor. Não longe dali, outra boa alternativa: a Chapada dos Guimarães (MT) onde, dizem, há fluxos de eletromagnetismo e luzes estranhas, além de ovnis. Vai que você tem sorte e consegue ver um, no Morro de São Jerônimo, suposto ponto de aterrisagem de naves extraterrestres?

Outra opção é o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, também conhecido como ruínas de São Miguel das Missões (RS), que fez parte da iniciativa evangelizadora dos jesuítas no século 17 e hoje é considerada Patrimônio Mundial da Unesco. Essa dica fica para os aquarianos mais inclinados às antiguidades.

Se fizer questão de praia, Maragogi (AL) ou a praia de nudismo de Tambaba (PB) são opções atraentes.

Manaus (AM): A Pisa Trekking (www.pisa.tur.br) possui um pacote de quatro noites no Amazon Ecopark Lodge. Inclui passagem aérea partindo de São Paulo, traslados regulares do aeroporto para o hotel, pensão completa e passeios. Sai a partir de R$ 3.415 quartos duplos ou triplos. - Divulgação - Divulgação
Manaus (AM)
Imagem: Divulgação

Peixes: emotivo e sonhador, o pisciano quer emoções fortes e transformadoras nas viagens. Intuitivo, se fortalece e se encanta na proximidade das águas e vastos horizontes. Assim, uma boa dica pode ser a região dos Lençóis Maranhenses (MA), com sua Rota das Emoções, suas dunas e percursos de ‘voadeira’ pelo rio Preguiça, ou o Delta das Américas (73 ilhas fluviais entre MA e PI).

Mais ao sul do Brasil, as místicas e misteriosas cidades de São Tomé das Letras (MG), ou a região de Alto Paraíso (GO), lugar repleto de histórias que mais parecem saídas de contos místicos. Na mesma linha, há a Barra do Garças, na Serra do Roncador (MT). Ali, existem muitas comunidades místicas ao redor dos chamados Portais do Roncador e uma infinidade de lagoas subterrâneas de água azul, habitadas por inúmeras espécies.

A foz do São Francisco, com sua amplidão, pode ser outra opção inspiradora para o pisciano na cidade de Brejo Grande (SE): é onde o rio deságua na imensidão do mar.

Cenário de sonho? Fernando de Noronha! Mais praias? Lagoa Verde, na Ilha Grande (RJ), com peixes coloridos, tartarugas, e uma piscina natural com corais.

Lençois Maranhenses - Julio Cesar Gonçalves Correa/Creative Commons - Julio Cesar Gonçalves Correa/Creative Commons
Lençois Maranhenses (MA)
Imagem: Julio Cesar Gonçalves Correa/Creative Commons

Horóscopo