Moda

6 problemas que os homens transgêneros enfrentam na hora de se vestir

Divulgação
Em "Meninos Não Choram", Hilary Swank interpretou um menino transgênero que escondia as mamas com faixas Imagem: Divulgação

Natália Eiras

Do UOL, em São Paulo

18/02/2016 19h02

Quando você não está exatamente dentro do “padrão” de beleza é sempre difícil encontrar roupa. Assim como as mulheres transgêneros, homens em transição ou que já fizeram a redesignação sexual passam por dificuldades ao montar um guarda-roupa que atenda sua nova silhueta.

O UOL pediu a ajuda aos membros da comunidade no Facebook Homens Transgêneros do Brasil, onde cerca de 1,2 mil pessoas trocam experiências sobre a transição, e conta os principais problemas que eles enfrentam na hora de se vestir.
 

  • Regatas muito cavadas ou roupas que marcam o busto

    Por não se identificarem com o corpo feminino, os homens trans veem os seios como "intrusos". Por isso, fazem de tudo para escondê-los, lançando mão de binders, espécie de colete que aperta as mamas. Então, modelos de peças que são muito cavados ou justos são o pesadelo, justamente por evidenciarem esse e outros macetes.

  • Suor nos dias mais quentes

    O binder não é uma das coisas mais confortáveis de se vestir nas altas temperaturas. "É um sufoco", comenta um dos integrantes que prefere não se identificar. Caso o trans não tenha se adaptado à peça, o jeito é vestir duas camisetas para esconder as mamas, o que só aumenta a sensação de abafamento. "Até roupa de frio a gente usa, mesmo estando super calor (risos)".

  • Cuecas especiais

    Antes de começarem a tomar os hormônios masculinos, os homens trans continuam a ter ciclo menstrual. Assim, todo mês eles precisam abrir mão das roupas íntimas masculinas para conseguir acomodar o absorvente externo. "É uma tristeza, porque a gente não quer mais usar calcinha", diz outro membro da comunidade. O jeito é investir em cuecas especiais que conseguem "segurar" o absorventes. Como, por enquanto, as peças são vendidas apenas no exterior, absorventes internos e coletores menstruais --"copinhos" que recolhem o sangue da menstruação-- são alguns truques que ajudam os trans nestes dias.

  • Roupas masculinas muito grandes

    As marcas usam as medidas de um homem cisgênero (que se identifica com o seu gênero de nascimento) para criar as peças que são disponibilizadas no mercado. Frequentemente menores do que os cis, os transgêneros têm dificuldade na hora de encontrar peças como calças e camisetas. "A gente usa muita bermuda, porque calça costuma ou ser muito larga na cintura ou muito comprida na perna", afirma um membro. Outra alternativa é caçar modelos na ala infantil das lojas de departamento. "Mas às vezes ela ficam pequenas demais (risos)".

  • Tamanho de sapato

    Assim como as roupas, os trans não conseguem encontrar sapatos que atendam sua numeração. "É tudo a partir do 40". Calçados considerados unissex são a saída encontrada para burlar o problema.

  • Montar um guarda-roupa do zero

    "As pessoas cis não percebem, mas elas colecionam roupas ao longo da vida toda. Nós, quando assumimos nosso gênero, precisamos começar tudo do nada. O jeito é ir 'roubando' roupa dos amigos", explica uma fonte.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
Ana Aoun
do UOL
do UOL
do UOL
Moda
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
Topo