Topo

Ainda é fashion: 7 tendências de 2015 que vão continuar com tudo em 2016

Para continuar usando: cropped, macacão e maxicolete são alguns itens que brilharam no ano passado e continuarão hit - Montagem/UOL
Para continuar usando: cropped, macacão e maxicolete são alguns itens que brilharam no ano passado e continuarão hit Imagem: Montagem/UOL

Colaboração ao UOL, em São Paulo

19/01/2016 07h00

O ano é novo, mas as tendências --ou pelo menos boa parte delas-- são antigas. Para estar na moda em 2016, não é necessário renovar o guarda-roupa, já que grande parte das peças, cores e modelagens que fizeram sucesso em 2015 continuam com tudo neste ano. E o UOL fez uma lista mostrando no que ainda vale a pena investir. Veja abaixo:

  • Gabriel Quintão/UOL

    Tênis

    Confortável, o tênis deixou de ser apenas um item de academia. "O calçado que era usado principalmente para práticas esportivas, hoje complementa o look feminino como nunca o fez no passado", afirma Paula Martins, consultora de estilo. O acessório, porém, ganha uma cara nova neste ano. "Vai ter maior variedade de materiais, cores e formas", diz a profissional.

  • Divulgação

    Cropped

    "A onda do cropped, com as blusas e as calças, está presente há algumas estações e continua em 2016", acredita Elizângela Gomes, professora do núcleo de criação da Sigbol Fashion. Para um look mais moderno, a pantacourt, calça curta de modelagem mais ampla que apareceu com força em 2015, é uma ótima opção.

  • Gabriel Quintão/UOL

    Maxicolete

    Hit do último inverno, o maxicolete, que ajuda a deixar qualquer produção mais chique, não vai sair de moda tão cedo. "É uma peça prática e deixa o visual elegante. Aparecerá principalmente em tecidos como couro, tricô, em alfaiataria e jeans", conta Elizângela.

  • Reinaldo Canato/UOL

    Franjas

    Ao que tudo indica, o estilo dos anos 70 continuará em alta e é aposta certa para 2016. "Após a forte influência dos festivais de música, a década aparece em peças mais sofisticadas", explica Denise Morais, consultora do Senac Moda Informação. "Invista em roupas que tragam elementos setentistas na barra, como blusas, vestidos e casacos", sugere Elizângela.

  • Gabriel Quintão/UOL

    Comprimento midi

    Bastante feminina, a saia midi é elegante e versátil, e vai voltar a fazer o look nesta temporada. "O comprimento midi veio de maneira tímida, alguns chegaram a achar que logo sairia de cena, mas não. E essa consagração na moda se deve graças à variedade de modelagens e combinações", explica Paula.

  • Divulgação

    Modelagens amplas

    Para as mulheres que não gostam de saias, vestidos ou de calças em modelagens ajustadas, como a skinny, em 2016 podem ainda apostar em modelos mais confortáveis. De acordo com a professora Elizângela, "as calças amplas também continuam com tudo este ano: as pantalonas, o modelo flare e as estilo pijama".

  • Reinaldo Canato/UOL

    Macacão

    Segundo a professora da Sigbol Fashion, o macacão e a jardineira sobrevivem em 2016. Versátil, a peça serve tanto para o dia a dia, em tecidos mais confortáveis como o jeans, quanto para a noite. "O lado glamoroso e 'disco' de macacões se intensificam para a balada com brilho do lurex", aposta Denise.