Topo

Liberte-se das regras de moda com 5 passos e seja mais feliz

Do UOL

18/11/2016 17h44

A liberdade da mulher também está atrelada às formas de se vestir, e usar roupas que dão um truque ou outro no look continua sendo válido e divertido. O problema é quando são tantas proibições que o visual perde a identidade para dar lugar ao que os outros acham que é melhor para você. As tais regrinhas de moda podem ser usadas para te fazer parecer mais magra, mais alta e até mais jovem, mas, em excesso, cheias de "pode" e "não pode", elas confundem e aprisionam. Com isso, a autoestima e a segurança também vão embora. 

Passo a passo da libertação

  • Divulgação

    Esquecer o que "emagrece" ou "engorda"

    Toda gordinha costuma ter essas regras decoradas na cabeça: peças pretas, acinturadas, com listras verticais, saias logo abaixo do joelho, vestidos ou blusas transpassados e com decote em V ajudam a criar um efeito de silhueta mais fina. Mas, além de efetivamente não te emagrecer nenhum quilo, nem sempre essas peças combinam com sua personalidade ou estado de espírito do dia. Apostar naquilo que até pode "engordar", mas que tem tudo a ver com você, pode ser libertador.

  • Thiago Duran/AgNews

    Ignorar comentários sobre seu visual

    Pode até parecer um conselho de amiga, mas usar ou deixar de usar algo porque outra pessoa disse que é melhor nem sempre é uma boa ideia. Às vezes, as críticas podem vir de um amigo, da sua mãe ou até mesmo do seu namorado, que, em geral, são pessoas que querem a sua felicidade... Mas, se não concorda, simplesmente ignore e vista o que for de sua preferência. Ninguém está dentro de você para saber qual a melhor maneira de se sentir bem.

  • Daniela Vesco/Divulgação

    Sentir-se linda e poderosa sempre

    Acordou desanimada? Use a moda a seu favor e vista um look que faça você se sentir maravilhosa. É importante curtir cada peça do seu guarda-roupa e se desfazer de tudo aquilo de que não gosta mais ou não combina com seu estilo. Esqueça as tendências. Elas mudam o tempo todo e não há personalidade que resista a tantas variações. Vestir o que mais ama é muito mais descolado do que seguir modinhas de que não gosta. "A moda passa, o estilo permanece", disse a estilista Coco Chanel, há quase 100 anos.

  • Getty Images

    Entender que idade não é problema

    Você não precisa se prender a um estilo sóbrio ao passar dos 60 anos, por exemplo. As regras de moda que ditam cabelos curtos, cores neutras e looks discretos caíram por terra. Não é porque você chegou na terceira idade que perdeu toda a sua identidade, certo?

  • Divulgação

    Evitar peças que incomodam

    Já pagou caríssimo por um sapato que te matou de dor a cada passada ou vestiu uma camisa tão apertada que não te deixava levantar os braços? Não se preocupe, você não é a única. E, muitas vezes, mesmo com a peça incomodando, continuamos sofrendo dentro dela só para parecermos elegantes. O problema é que não há nada menos chique do que nossa cara de desconforto. Usar uma peça que faça você se sentir bem vai lhe dar mais confiança e levantar a autoestima.