Moda

Sabia que roupa de couro jamais pode ser lavada? Aprenda a cuidar das suas

Divulgação/Netflix
Na série "Girlboss", da Netflix, a personagem Sophia (Britt Robertson) encontra em um brechó uma jaqueta de couro de bezerro em perfeito estado Imagem: Divulgação/Netflix

Julia Guglielmetti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/04/2017 04h00

Chegaram os dias amenos do outono e, com eles, aquele momento em que tiramos a jaqueta de couro do guarda-roupa. Mas nem sempre ela está como na última vez em que foi usada: manchas, vincos e mofo são problemas muito comuns e podem detonar roupas feitas do material, sintético ou natural. Alguns cuidados simples ajudam a preservar as peças por muito mais tempo. Fique atento às dicas abaixo:

Como cuidar

  • Esqueça os sacos plásticos

    Guarde sempre a peça em local arejado, em uma capa de TNT ou de tecido leve. "Se você usar um saco plástico, vai criar uma espécie de estufa, o que facilitará a proliferação de bactérias e fungos", alerta Maria Alvina Linares, da rede de lavanderias Lavasecco. Caso seu guarda-roupa seja muito abafado, retire a roupa para tomar ar de tempos em tempos.

  • Use cabides

    As roupas, principalmente as jaquetas, devem estar sempre penduradas. Se você guardá-las dobradas, podem surgir marcas e vincos irrecuperáveis. "Use cabides largos, ergonômicos, feitos para terno. Os muito finos também podem marcar", diz Maria Alvina.

  • Separe cores

    "Não guarde roupas de couro muito próximas a outras que podem soltar tinta. A cor pode migrar de uma peça para a outra e manchar. Por exemplo, evite deixar uma calça de couro creme em contato com um jeans, pois ela pode ganhar manchas azuladas", explica Emilly Michels, estilista da marca especializada em couro Verosenso.

  • Cuidado com a luz

    "É muito importante tomar cuidado com a iluminação de onde você guarda sua peça. Se ficar pendurada em closet aberto com luz direta, solar ou artificial, a cor e o brilho do couro podem sofrer alterações", alerta a consultora de moda Marina Casemiro. Outra precaução é nunca deixar a roupa exposta ao sol. Para arejá-la, coloque-a à sombra.

  • Limpe com pano úmido

    Caso a sujeira seja bem superficial, passe um pano suavemente úmido e depois deixe a peça arejando. O uso de produtos químicos ou removedores não é indicado. "Essas substâncias podem tirar o acabamento do couro. O ideal é nunca se aventurar a limpar em casa e procurar uma lavanderia especializada", indica Emilly.

  • Molhou, e agora?

    Caso você tome chuva e molhe sua peça de couro, Marina explica que é preciso esperá-la secar totalmente antes de guardá-la no armário. Você pode enxugar o excesso de água com uma toalha seca e depois deixar a roupa em um ambiente ventilado por dois dias.

  • Deu mofo? Vá a um profissional

    Caso você tenha se surpreendido com uma cobertura de mofo sobre a roupa, procure uma lavanderia especializada. Lá, os profissionais fazem a limpeza com agentes desengraxantes especiais, removem toda a sujeira e tiram as manchas, além de amaciar, tratar o couro novamente e dar banho de óleos. A secagem é feita ao natural e leva no mínimo três dias. O processo pode custar em torno de R$ 150.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
Moda
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Comportamento
do UOL
do UOL
Colunas - Ricardo Feltrin
do UOL
do UOL
do UOL
Moda
do UOL
do UOL
Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Bloomberg
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
Da Redação
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
Moda
Topo