Moda

Agência AFP: Anos 60 e branco "virginal" inspiram Ferretti, Philosophy e D&G em Milão

Reuters
Desfile da Empório Armani, na última segunda (26) Imagem: Reuters

27/09/2005 17h58

MILÃO, Itália, 27 Set (AFP) - Armani, Ferretti, Dolce & Gabbana, Cavalli. Os grandes nomes da moda italiana apresentam em Milão (norte da Itália) suas coleções 'pret-à-porter' para a primavera-verão 2006, com preços e estilos mais acessíveis.

Os anos 60 e o branco virginal inspiraram Alberta Ferretti na sua coleção "Philosophy", enquanto Dolce & Gabbana, com a marca "D&G", também apresentaram uma coleção nostálgica de trajes juvenis, com corte linear, ao estilo da famosa modelo andrógina Twiggy, e que lembram o estilo hippie.

Ferretti alternou seus desenhos com tons pastéis, como o azul celeste, os amarelos claros e o areia, combinados com listras gráficas e delicadas. Sedas e algodões crus foram amarrados em alegres fitas e laços.

Os estilistas da D&G também se deixaram seduzir pelo branco, que combinam com peças em jeans, como as calças curtas tão apreciadas por jovens de todos os continentes.

Tanto os vestidos longos quanto os curtos parecem saídos do armário da vovó ou de depósitos de grandes marcas. As roupas masculinas também parecem sair de outra época, com jalecos trabalhados. Os trajes de noite ou para coquetéis são mais rebuscados.

A casa, que se apresenta como aquela que responde às aspirações das novas gerações, convidou para o desfile 150 estudantes de estilismo e moda das principais escolas de Milão, a maioria da Domus Academy e do Instituto Europeu de Design, mas expulsou uma militante de defesa dos animais, que exigia que o couro deixasse de ser usado nas coleções.

A ativista, que conseguiu erguer um cartaz com a inscrição "O couro mata", foi retirada rapidamente da passarela.

A marca Emporio Armani apresentou um estilo leve e descomplicado para o próximo verão. No entanto, um certo rebuscamento foi mantido nas saias plissadas e nos tecidos leves com efeitos.

Trajes bem cortados e cinturados com colarinho redondo descartaram a volta do habitual smoking.

Giorgio Armani misturou efeitos óticos em sua coleção: xadrezes, pontos pretos e brancos, listras e uma linha enriquecida por ondas, franjas e detalhes esvoaçantes.

"O rigor tende a aplanar tudo, a se repetir", afirmou Giorgio Armani ao apresentar sua coleção.

"Os detalhes esvoaçantes são, no fundo, o detalhe feminino por excelência", explicou o famoso estilista, cujo elogiado estilo, que nasce do rigor, acaba introduzindo ricos detalhes.

Cavalli apresentou uma coleção dominada por seus tradicionais tecidos étnicos e psicodélicos em mini-vestidos só possíveis de usar nas discotecas, em parte já conhecidas.

Durante uma semana serão apresentadas 240 coleções, algumas delas assinadas por importantes estilistas e outras, por meros estreantes.

No sábado, 1º de outubro, o evento "Passarela Colômbia", com desenhos dos estilistas colombianos Hernán Zajar, Amelia Toro e Beatriz Camacho, encerrará o evento, com uma proposta que incorpora as cores da Cartagena colombiana a peças de fibra elaboradas por artesãos e indígenas daquele país

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
Opiniões Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo