Moda

Estilistas de vários países mostram moda inovadora em Londres

AFP
Desfile da marca Basso & Brooke, que tem o brasileiro Bruno Basso como um dos estilistas Imagem: AFP

Por Ana Maria Echeverría

15/02/2007 17h30

LONDRES, 15 fev (AFP) - Os tecidos, a paleta de cores, as linhas e os volumes que dominaram a Semana da Moda de Londres, que se encerra nesta sexta-feira, foram tão variados quanto a origem dos estilistas que apresentaram suas coleções no evento, confirmando que a capital inglesa é o berço da inovação na moda.

"Londres foi e continua sendo um lugar excitante, onde nascem e chegam estilistas cheios de talento e novas idéias", disse à AFP Hamish Bowles, um dos encarregados da American Vogue, um ícone da moda.

"Paris é a alta-costura, destinada apenas a poucos clientes; Milão e Nova York são mais comerciais, mas é em Londres que nascem as novas idéias que serão vistas depois nas lojas do mundo inteiro", resumiu Linda Alexandre, uma renomada especialista, com poder para lançar um estilista à fama internacional.

A estrela nascida esta semana foi Christopher Kane, que com apenas 24 anos foi apresentado como o próximo John Galliano ou Alexander McQueen, estilistas consagrados mundialmente e que estrearam nas passarelas londrinas.

Inspirada em um romance imaginário entre o fortão Rambo e Scarlett O'Hara, a heroína de "E o Vento Levou", a coleção de Kane - sua segunda - mostrou vestidos sensuais, sofisticados e decotados. Feitos em veludo ou couros leves, também lembraram armaduras.

Entre os estilistas mais aclamados nesta semana londrina - que nos primeiros dias foi ofuscada pelo debate sobre a extrema magreza de algumas modelos - estão brasileiros, asiáticos e britânicos como Jasper Conran, que multiplicaram as propostas para o outono-inverno 2007-2008.

A cor dominante na próxima temporada será o preto, mas também haverá espaço para o dourado, o branco, o fúcsia, o violeta, o turquesa e o vermelho.

Os tecidos serão ecológicos - como na coleção apresentada pela casa Noir e pelo sino-português John Rocha -, mas também se usarão shiffons, como mostrou Paul Smith, um dos estilistas britânicos de maior sucesso, ou látex, como os de Gareth Pugh.

Os vestidos serão retos e justos na cintura, mas também nos estilos trapézio, princesa ou túnica. As calças serão sóbrias ou bordadas com lantejoulas, acompanhadas de blusas transparentes.

O comprimento das saias será democrático: abaixo ou acima dos joelhos ou longas até o chão.

Também variada foi a inspiração das coleções apresentadas.

A do indiano Manish Arora, que veste as estrelas de Bollywood - a meca do cinema indiano - foi claramente futurista. Seu desfile lembrou uma viagem espacial. Com tecidos metalizados ou bordados com milhares de pequenos cristais Swarovski, o estilista evocou planetas longínquos, criaturas espaciais e robôs.

Para o consagrado estilista brasileiro Bruno Basso, que junto com o britânico Christopher Brooke, forma a dupla Basso&Brooke, a inspiração veio das telas do britânico Turner, "suas cores, seus céus", e da Grécia clássica.

Para o americano Ben de Lisi, radicado em Londres, a inspiração foi o mundo decadente retratado pelo escritor Scott Fitzgerald em "O Grande Gatsby".

A moda de Duro Oluwu foi marcada pela África. Nascido na Nigéria, o jovem estilista criou belíssimos vestidos fabricados em telas multicoloridas, onde se liam inscrições como Bamako, a capital do Mali.

Ainda resta ver qual será a inspiração de Marc Jacobs, o estilista americano que é uma das figuras mais influentes da moda contemporânea, e que pela primeira vez apresentará sua coleção em Londres, e não em Nova York.

Seu desfile, marcado para a sexta-feira no hotel Claridge, encerrará a Semana da Moda de Londres, celebrada duas vezes por ano: em fevereiro e setembro.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
Opiniões Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo