Moda

Brasil é convidado de honra do Ethical Fashion Show de Paris

10/10/2007 16h33

PARIS, 10 Out 2007 (AFP) - A quarta edição do Ethical Fashion Show de Paris, salão dedicado à moda ética e solidária, começa nesta quinta-feira tendo o Brasil como convidado de honra e a participação de 75 marcas de todo o mundo.

De 11 a 14 de outubro, o salão parisiense "presta homenagem à criatividade brasileira, que poderia colocar o Rio no caminho da eco- -criatividade", segundo os organizadores. A presença brasileira no salão será um teste para o Ethical Fashion Show do Rio de Janeiro, cuja primeira edição acontecerá em novembro de 2008. "Porque a moda ética é também assunto de encontros para compartilhar idéias e realizar colaboração criativa, aconteceria uma fusão das energias parisienses e brasileiras", acrescentaram os organizadores do Salão.

Setenta e cinco estilistas dos cinco continentes vão expor suas criações nesta edição. São peças do Brasil, Argentina, Peru, Canadá, França, Suíça, Grã-Bretanha, Senegal, Nigéria, Moçambique, Indonésia, Tailândia e Camboja, entre outros. A quarta edição do evento será inaugurada na noite desta quinta-feira com a apresentação da coleção "Anjos da Favela" do ModaFusion, associação que promove a criação artesanal de mulheres de bairros pobres brasileiros, e com a abertura da exposição de estilistas da São Paulo Fashion Week, que ficará aberta durante os quatro dias do Salão.

Na próxima sexta-feira, um desfile reunirá as criações dos estilistas brasileiros Reinaldo Lourenço, Glória Coelho, Teresa Santos, Patrícia Vieira, André Lima, Lino Vilaventura, Fause Haten, Samuel Cirnansk, Huis Clos, Ricardo Almeida, Alexandre Herchcovitch e da grife Osklen. "A indústria têxtil brasileira sofre os efeitos negativos da globalização", para continuar competitiva, aposta em inovação ecológica, "utiliza fibras naturais locais (matérias primas naturais ou recicladas) obtidas com respeito à biodiversidade e aos critérios do comércio justo", segundo os organizadores do Ethical Fashion Show.

Reservado aos profissionais durante os três primeiros dias e aberto ao público no último dia, um domingo, o Ethical Fashion Show recebeu no ano passado 4.000 visitantes.

As apresentações das criações dos estilistas acompanham uma série de mesas redondas: "Quem compra a moda ética", "Fundar empresas e criar no domínio da moda ética", "Desafios econômicos e sociais do têxtil mundial" e "Desafios ambientais da indústria têxtil" são alguns dos temas que serão debatidos nesta edição.

O Ethical Fashion Show tem como objetivo mostrar que a beleza e a ética podem andar de mãos dadas no mundo da moda e que existe neste setor uma produção ao mesmo tempo criativa e portadora de valores sociais e ambientais.

O Salão seleciona seus participantes em função do cumprimento de uma série de normas com relação a direitos trabalhistas, ao meio ambiente e à colaboração com artesãos de seus respectivos países.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
Opiniões Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo