Moda

'Burca para meninos' faz sucesso no Natal britânico

AFP
A 'burca masculina', ou 'goggle jacket', virou hit entre os rapazes ingleses Imagem: AFP

14/12/2007 15h27

GREENHITHE, Inglaterra, 14 dez 2007 (AFP) - Um casaco com óculos escuros costurados no capuz, que está sendo chamado de "burca para meninos", tornou-se um dos grandes sucessos deste Natal, semanas após seu lançamento nas lojas britânicas.

O apelido vem do capuz da "goggle jacket" - nome original da vestimenta -, que pode ser completamente fechado, cobrindo todo o rosto de quem usa. O casaco é vendido como pão quente nesta temporada de compras.

"Em apenas três semanas já vendemos mais de 450 na minha região", comemora Peter Webster, representante da marca Carter para o sul e sudeste da Grã-Bretanha.

"As vendas estão um pouco fracas agora, mas a 'goggle jacket' tem se saído muito bem", afirma.

Vendida em diversas lojas por entre 50 e 85 libras (entre 102 e 175 dólares), a "burca para meninos" vem nas cores preta, creme, rosa e na versão camuflada. O público-alvo são homens jovens entre 15 e 25 anos.

Enquanto alguns dizem que o novo casaco é "divertido e fashion", outros afirmam que o resultado é "assustador": os modelos em cores escuras lembram a imagem de criminosos ou combatentes, e os casacos claros parecem vestimentas de proteção contra ataques nucleares ou biológicos.

Para Brian Paddick, um ex-alto oficial da Scotland Yard e atual candidato a prefeito de Londres, a roupa pode aumentar a criminalidade porque esconde por completo a identidade de quem a veste.

"O problema na sociedade não é só o crime, mas também o medo do crime, e esse casaco é suficiente para dar calafrios de medo a qualquer um", declarou Paddick a jornal britânico Times.

Designers e vendedores afirmam, no entanto, que as pessoas compram a "goggle jacket" para esquiar ou andar de moto, e mesmo por diversão, mas não para cometer crimes ou vandalismo.

"Não pensamos em um eventual uso indevido da roupa", disse o porta-voz da Projekt NYC, que comercializa a "burca para meninos". "Se for assim, então existem muitas coisas que podem ser usadas para cometer crimes, como capuzes", concluiu.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Opiniões Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo