Moda

Do Japão a Pac-Man, diversidade marca Semana da Moda de Londres

Reuters
Look para o verão 2009 é desfilado pela dupla Basso and Brooke Imagem: Reuters

17/09/2008 23h19

LONDRES, 17 Set 2008 (AFP) - Estilistas do mundo inteiro garantem a diversidade da Semana da Moda de Londres, com seus desfiles de primavera-verão 2009 inspirados na ficção científica e nos contos japoneses, assim como no mundo dos video games e nas telas do pintor impressionista francês Claude Monet.

A dupla anglo-brasileira Basso & Brooke, que desfilou nesta quarta-feira à tarde no Museu de Ciência de Londres, disse que viajou ao Japão para buscar estímulos para sua coleção e citou o clássico "O romance de Genji" como fonte.

"Inspirou-nos a estética japonesa, que é única", comentaram os jovens estilistas, que apresentaram vestidos feitos com suntuosas sedas estampadas com tradicionais motivos japoneses, como ondas, escrita, pássaros, animais e flores.

A estrela da aplaudida coleção futurista de Giles Deacon, que ganhou em 2006 o Prêmio de melhor estilista do ano, foi o Pac-Man, célebre personagem dos video games da década de 1980.

A estilista Betty Jackson contou que se inspirou no movimento da água, e a jovem Louise Goldin buscou idéias nas formas orgânicas, evocadoras do Star Trek. Já a coleção de Temperly London foi uma "odisséia romântica".

Christopher Kane, queridinho da crítica de moda britânica e uma das apostas para estabelecer uma consolidada carreira internacional, recorreu ao Planeta dos Macacos e mostrou camisetas adornadas com rostos de primatas e meias e vestidos estampados com panteras.

Stella McCartney, filha do ex-Beatle, fez uma coleção para Adidas, "que transforma o ginásio em um lugar sexy", e o escocês Julien MacDonald fez a passarela brilhar com trajes metálicos.

As cores também foram variadas. John Rocha, de origem sino-portuguesa, voltou seu olhar para o Oriente, oferecendo quentes amarelos, violetas e laranjas, contrastando com a paleta da britânica Nicole Fahri, delicada e floral, inspirada nos jardins ingleses e em Monet.

Luella, outra promessa britânica, usou laranjas, morangos e violetas resplandecentes; Ely Kishimoto exibiu modelos com vestidos leves e decotados, com "pois" e flores; e Peter Jensen, um dos jovens promovidos pela rede de fast-fashion britânica Topshop, escolheu as listras.

"A passarela de Londres é tão variada quanto a cidade", resumiu o presidente do Conselho Britânico da Moda (BFC, sigla em inglês), Harold Tillman, responsável pela organização da semana londrina.

Hoje, a cidade não escondia seu alívio de ter cinco dias para apresentar suas coleções, em vez de quatro, como queria Nova York.

Esse duelo de gigantes, que colocou em xeque o papel de Londres como uma das capitais da moda, foi superado na terça à noite, após discussões entre os responsáveis pelos desfiles de Paris, Milão, Londres e Nova York, os quatro pilares dessa milionária indústria.

Até Sarah Brown, mulher do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, entrou na briga, oferecendo uma grande festa de apoio a Londres.

Nova York queria deixar a rival com uma agenda de apenas quatro dias, o que quase levou ao cancelamento dos desfiles na capital inglesa, que atraem mais de 5.000 compradores, jornalistas, modelos, celebridades e fashionistas do mundo inteiro.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Opiniões Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo