Topo

Estilista Kenzo Takada vai leiloar sua coleção de arte

24/03/2009 13h42

PARIS, França, 24 Mar 2009 (AFP) - Um mês depois da venda da coleção Yves Saint Laurent-Pierre Bergé, outro grande criador da moda, Kenzo Takada, anunciou nesta terça-feira que vai leiloar sua coleção de arte formada por 1.300 peças, entre as quais quadros contemporâneos, obras japonesas, bonecas ameríndias e estatuetas chinesas.

  • François Guillot / AFP

    O estilista japonês Kenzo Takada em sua residência em Paris, de onde anunciou o leilão de sua coleção de obras de arte, cerca de 1.300 peças avaliadas entre 1,5 e 1,8 milhão de euros



Kenzo Takada, 70 anos e mais conhecido apenas pelo nome que também é sua grife "Kenzo" -- que ele criou, mas que já não pertence a ele --, decidiu mudar-se de sua residência parisiense, situada perto da praça da Bastilha, e vender sua coleção, que será leiloada na Casa Aguttes, nos dias 16 e 17 de junho.

Os 1.300 objetos de arte estão avaliados no total entre 1,5 e 1,8 milhão de euros. "Vivo nesta casa desde que me mudeu em 1989. Preciso mudar, virar a página", declarou o estilista, que vai se mudar para um apartamento de 250 m2.

"Esta coleção não pode ser comparada com a de Saint-Laurent-Bergé, que era principalmente europeia e clássica", declarou o leiloeiro Claude Aguttes. "Kenzo comprou peças no mundo inteiro e algumas delas são dignas de um museu".