Topo

Coleção de arte de Kenzo é vendida por 2, 65 milhões de dólares

17/06/2009 17h38

PARIS, França, 17 Jun 2009 (AFP) - O arremate da coleção de arte do célebre estilista japonês Kenzo Takada, realizada na terça e nesta quarta-feira, arrecadou 1,9 milhão de euros (2,65 milhões de dólares).

  • AFP

    O cavalo de madeira chinês estava entre os objetos do estilista Kenzo Takada


Estiveram no leilão esmaltes japoneses raros e bonecas Hopi indígenas até estátuas chinesas de 2 mil anos. Kenzo Takada se desfez de várias peças de sua casa parisiense.

No total, o estilista japonês conhecido apenas como Kenzo colocou à disposição 1.043 itens em um leilão que vai durar dois dias em que espera arrecadar entre 1,5 a 1,8 milhão de euros (2 a 2,5 milhão de dólares).

Colecionador dedicado por mais de duas décadas, este rei da moda, hoje aposentado, decidiu se desfazer da maior parte de sua coleção no início do ano, quando resolveu se mudar da espaçosa, cheia de andares e moderna casa em Paris para um flat 80% menor.

"Eu estou chateado em me separar destes objetos, mas na verdade eu decidi virar a página e vender tudo," disse Kenzo antes do início do leilão. Sua grande casa, uma antiga fábrica em uma área arborizada de Paris, foi completamente remodelada no estilo japonês, com jardins de bambu, uma cascata, balcões e uma piscina interna, em um terreno de 1.200 metros quadrados.

Kenzo, que se aposentou do mundo da moda há uma década, após vender o império, e seu primeiro nome, para o grupo de luxo francês LVMH, está mudando para um flat de 200 metros quadrados no coração de Paris, com uma varanda e uma boa vista. "Eu amo esta casa, mas quero mudar, viver mais livremente, ter uma vista de Paris, que é algo que perdi", diz o estilista.

Entre as peças leiloadas estiveram um cavalo Han de madeira estimado entre 80.000 e 100.000 euros, uma estátua tailandesa em ouro maciço entre os séculos 7 e 9 valorizada em 60.000 a 100.000 euros e estátuas da dinastia Tang de valor estimado em 15.000 a 20.000 euros.

Também estiveram à venda quimonos raros, máscaras africanas, artefatos aborígenes australianos, bonecas kachina dos índios Hopi (povo indígena nativo da América do Norte) e peças japonesas negoro datadas de 1500, além de vasos, peças de barro e quadros.