Moda

Paris lança prêt-à-porter masculino de primavera-verão 2010

23/06/2009 15h06

PARIS, França, 23 Jun 2009 (AFP) - Os desfiles de prêt-à-porter masculino para a primavera-verão 2010 começam nesta quinta-feira em Paris, com o objetivo de, em cinco dias, trazer à tona beleza, tradição e modernidade contra a crise econômica.

  • AFP

    Look da coleção Inverno 2009 da Givenchy apresentado na última temporada


A grande falta desta temporada será Yohji Yamamoto que, pela primeira vez em 20 anos, não vai apresentar sua coleção em um desfile tradicional, e sim em um showroom só para convidados, de 27 de junho a 3 de julho. Esta é uma medida de "prevenção" e "sensatez" no contexto atual de crise, porque a organização de um desfile representa um grande orçamento, explicou um porta-voz da marca japonesa.

A estilista belga Véronique Branquinho também estará ausente, porque sua empresa teve que se declarar em quebra há algumas semanas, devido a problemas com o pagamento de fornecedores.

Cerca de 50 criadores e marcas vão apresentar seu trabalho, mais de seis deles estreantes. Um desses estilistas é o francês Alexis Mabille, que vai inaugurar a temporada nesta quinta-feira. Considerado um dos mais promissores de sua geração pela imprensa especializada, Mabille já apresentou alguns looks masculinos em seu desfile de Alta-Costura na temporada de janeiro.

Fanático por gravatas borboleta, que salpica em todas as suas coleções, Mabille faz parte da conceituada Câmara Sindical de Alta-Costura francesa e recebeu influências de Emanuel Ungaro, Nina Ricci e Christian Dior, entre outros. Estreante apenas nas passarelas, Alexis Mabille é também diretor artístico da Pyrenex, especializada em produtos com enchimento de espuma, para quem criou uma linha de casacos, ponchos e jaquetas refinadas e urbanas.

Outro estilista que vai debutar em Paris é Sébastien D. Rodriguez, formado pela Saint Martin's School de Londres. Além de sua coleção masculina, a marca Billtornade (de blazers secos e modernas calças saruel masculinas), dos irmãos Francis e José Ronez, vai apresentar looks para crianças e adolescentes de 8 a 16 anos. A marca decidiu "se concentrar no homem" e reduzir sua linha feminina, "muito mais difícil comercialmente", disse um porta-voz da Billtornade.

A passarela de Paris vai mostrar também o trabalho do americano Tim Hamilton, que acaba de ser premiado pelo Council of Fashion Designers of America, além dos looks do sul-coreano Song Zio, de linhas minimalistas e muito preto, e do árabe Walid Al-Qasimi.

Quase todos os desfiles acontecem nos quatro primeiros dias, quando se apresentam as marcas mais conhecidas, como Louis Vuitton, Jean Paul Gaultier e Emanuel Ungaro, na quinta-feira; Thierry Mugler, Givenchy e John Galliano na sexta-feira; Kenzo e Hermes no sábado e Lanvin e Dior no domingo.

Dai Fujiwara, que nas últimas edições apresentou suas coleções para Issey Miyake em manequins e não em modelos, volta às passarelas nesta quinta-feira. Mais uma vez, Stefano Pilati para Yves Saint Laurent optará por um desfile durante uma recepção na quarta-feira à noite, além de um apresentação vip em seu showroom na quinta-feira.

No último dia do calendário, no dia 3 de julho, desfilam apenas duas marcas: Marchand Drapier, empresa familiar com sede em Toulouse (sudoeste da França) de camisas bem cortadas e coletes masculinos, e House of the Very Island, um duo de estilistas austríacos que só utilizam materiais ecológicos, mostrando que até Paris, uma das capitais do luxo mundial, se rendeu à moda "verde".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
RedeTV! Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Bloomberg
do UOL
UOL Mulher - Moda
RedeTV! Entretenimento
RedeTV! Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo