Topo

Mãe de Yves Saint Laurent morre dois anos após o filho

29/06/2010 18h19

PARIS, 29 Jun 2010 (AFP) - A mãe do estilista francês Yves Saint Laurent, morto em junho de 2008, morreu nesta segunda-feira (28) em Paris, aos 96 anos, informou a Fundação Pierre Bergé-Saint Laurent.

O enterro de Lucienne-Andrée Mathieu Saint Laurent será realizado na "mais estrita intimidade", indicou à AFP a Fundação Bergé-Saint Laurent, sem informar a data.

Lucienne-Andrée Mathieu Saint Laurent, que apoiou o filho quando ele iniciou a carreira na moda, morreu em Neuilly-sur-Seine, nos arredores de Paris, indicou a Fundação.

Filha de um engenheiro, a senhora Saint Laurent, cujo nome de solteira era Wilbaux, estimulou o gosto da moda e da estética em seu filho.

Yves Saint Laurent interessou-se pela costura desde os 12 anos e reproduzia os modelos que via nas revistas de moda da mãe, antes de começar a desenhar suas próprias criações.

Quando completou 17 anos, e sempre com o apoio da mãe, Yves Saint Laurent inscreveu-se em um concurso anual de moda, no qual os jurados, os estilistas Pierre Balmain e Christian Dior, o premiaram com o terceiro lugar.