Topo

Paris e Berlim na disputa pelo maior desfile do mundo

24/09/2010 20h03

PARIS, 24 Set 2010 (AFP) -Paris, Berlim e outras 50 cidades francesas disputam a chance de sediar o maior evento de moda do mundo, com mais de dez mil homens e mulheres desfilando seus próprios estilos em uma enorme passarela ao ar livre.

O maior desfile do mundo vai acontecer durante a Semana de Moda de Paris, que começa na próxima terça-feira, organizado pela famosa loja de departamentos parisiense Galeries Lafayette, e espera entrar para o Guinness, Livro dos Recordes.

Aspirantes a modelos a partir de 16 anos foram convidadas para postar fotos de seus looks no site da loja, de onde foram escolhidas 700 finalistas, de uma lista de 3.600 pessoas, para participar do desfile, que vai acontecer na próxima quinta-feira no Boulevard Haussmann, centro de Paris.

Outros eventos menores acontecem na próxima quinta-feira em Berlim e sábado em outras 54 lojas da em toda a França, e receberam mais de 10.000 cadastros. Do começo ao fim, a passarela mede mais de 2 quilômetros.

O recorde atual de um desfile no Guinness foram 250 pessoas em uma passarela, ao mesmo tempo, em 10 lugares diferentes.

"Serão homens, mulheres, pessoas de todas as idades. Queremos brincar com a diversidade" diz Anne-Marie Gaultier, diretora de marketing da Galeries Lafayette.

"Não estamos procurando pela próxima modelo da Elite (famosa agência de modelos americana), queremos que as pessoas expressem sua visão de moda", diz Anne-Marie, lembrando que os estilistas de hoje "buscam inspiração nas ruas".

Os desfiles serão divididos em seis temas: moda, "Neo-Preppy" (moda dos pós-adolescentes nas escolas), Rock, Glamur, Chique Boêmio e Esporte, com as modelos desfilando suas próprias roupas, editadas por um time de profissionais.

Algumas marcas de prêt-à-porter, como o grupo italiano Benetton, já fizeram esta tentativa de levar mulheres que não são modelos para sua passarela, como o o estilista japonês Yohji Yamamoto faz regularmente em suas coleções masculinas.