Topo

Estilista australiana cria roupas personalizadas para os mortos

A estilista australiana Pia Interlandi, que se especializou em criar mortalhas de seda e linho, mostra uma de suas criações em seu atelie - AFP
A estilista australiana Pia Interlandi, que se especializou em criar mortalhas de seda e linho, mostra uma de suas criações em seu atelie Imagem: AFP

08/07/2011 17h58

SYDNEY, Austrália, 8 Jul 2011 (AFP) - Ao vestir seu avô amado para os funerais, Pia Interlandi, uma jovem estilista australiana, descobriu sua vocação: desenhar roupas personalizadas para os mortos.

"Eu estava dando o laço no cadarço de seus sapatos quando me perguntei : mas onde ele vai andar? Não precisa de sapatos, relembra, tranquilamente, a jovem mulher de 26 anos, vestida de preto.

Esta experiência levou-a a imaginar "mortalhas", de seda e linho, envolvendo o corpo e a cabeça dos mortos, como forma de, espera ela, oferecer conforto a eles para a última viagem.

  • AFP

    A estilista Pia Interlandi veste uma modelo com uma das mortalhas de sua autoria


Quando ela conta que desenha roupas para os mortos, as pessoas imaginam, com frequência, que se trata de tentativas de disfarces exagerados.

"Não é nada disto. Levo em consideração as obrigatoriedades de vestimentas destinadas aos que vão ser enterrados", diz.

"As relacionadas ao meio ambiente são fundamentais: não se deve poluir a terra com plásticos. É preciso, também, ter certeza de que o tecido escolhido é belo e conveniente à pessoa morta".

Antes de decidir estudar moda, Pia Interlandi trabalhou um tempo com ergoterapia, onde descobriu diferentes tipos de materiais de moldagem, como o plástico usado para cobrir a epiderme de pessoas severamente queimadas. Ela chegou mesmo a fabricar uma roupa com este material.

Sua atração pela morte, enquanto um período de transformação, levou-a a trabalhar com fibras biodegradáveis, de aparência sólida mas que se se decompõem junto com o corpo.

O hábito na Austrália de enterrar as mulheres com belos tailleurs e os homens, com ternos, algumas vezes de chinelos, a deixava pouco a vontade.

"A ideia de enterrar alguém com uma roupa confeccionada em poliéster, que vai perdurar, após a decomposição do corpo, me incomodava. No final das contas, você termina como um esqueleto vestido em roupa de poliéster", comenta Pia Interlandi.

Ela realizou longas pesquisas sobre tecidos, chegando até a enterrar 20 cadáveres de porcos vestidos com suas criações, a fim de testar a degradação dos materiais. Depois de um ano, ela os desenterrou, progressivamente, observando o comportamento dos tecidos e do animal.

Ela gostaria de expor suas criações, mas sabe das dificuldades para obter autorizações.