Topo

Roupas e joias de Elizabeth Taylor em exposição em Nova York

Vestidos que foram do acervo de Elizabeth Taylor são expostos na casa de leilão Christie"s em Nova York antes de leilão que acontece no dia 13/12/2011  - Andrew Gombert/Efe
Vestidos que foram do acervo de Elizabeth Taylor são expostos na casa de leilão Christie's em Nova York antes de leilão que acontece no dia 13/12/2011 Imagem: Andrew Gombert/Efe

02/12/2011 19h13

Nova York - A legendária coleção de joias e vestidos de Elizabeth Taylor, com duas mil peças, será exibida a partir deste sábado em Nova York, prosseguindo até o dia 12 de dezembro, antes de um aguardado leilão.

Milhares de pessoas já compraram seus ingressos por antecipação, informou a casa Christie's, organizadora da exposição, em Manhattan.

O leilão das jóias será celebrado entre 13 e 14 de dezembro e contará com 269 colares, anéis e diamantes, broches e brincos, num valor estimado em mais de 30 milhões de dólares.

Um colar de rubis e diamantes, projetado por Taylor, que incorpora uma pérola do século XVI, pertencente à coroa espanhola - a famosa "Peregrina" -, tem valor calculado entre 2 e 3 milhões de dólares.

Também será leiloado o anel de diamantes e rubis que Richard Burton deu de presente de casamento à amada, bem como um bracelete de diamantes e platina presenteado pelo amigo, o cantor Michael Jackson.

Os vestidos e os acessórios a serem leiloados incluem peças Chanel, Christian Dior, Gianfranco Ferré, Givenchy, Valentino, Versace e Yves St Laurent, que contam um pouco da vida da estrela de Hollywood. Entre os modelos estão os dois vestidos que a atriz usou em seus dois casamentos com Richard Burton, em 1964 e 1975.

O vestido mais caro, o do primeiro casamento, tem valor estimado entre 40.000 e 60.000 dólares.

A diva dos olhos violeta gostava de joias magníficas, nunca discretas. Colares, pendentes de safira, ouro, diamantes, esmeraldas... "formam a maior coleção em um século", disse à AFP Marc Porter, presidente da Christie's Estados Unidos.

Liz Taylor faleceu no dia 23 de março de 2011 aos 79 anos.