Topo

Plumas e um toque de boemia nas coleções masculinas de Milão

Looks do desfile de Inverno 2012 da Gucci, da estilista Frida Giannini, apresentados na semana de moda masculina de Milão (16/1/2012) - Getty Images
Looks do desfile de Inverno 2012 da Gucci, da estilista Frida Giannini, apresentados na semana de moda masculina de Milão (16/1/2012) Imagem: Getty Images

De Milão

16/01/2012 19h12

A elegância boêmia de Gucci e as plumas da Etro marcaram esta segunda-feira as coleções masculinas para o outono-inverno 2012 na Semana de Moda Masculina de Milão, propondo uma nova interpretação do estilo clássico.

A estilista Frida Giannini elaborou para Gucci "um vocabulário luxuoso para novos rebeldes, como o actor Helmut Berger", usando materiais ricos como veludo e sedas estampadas.

Os casacos amplos e folgados, alguns com grandes botões metálicos, vêm acompanhados de calças justas e curtas, um clássico milanês, enquanto as jaquetas, curtas e ajustadas, dão ao homem da próxima temporada uma silhueta dinâmica, com bordados discretos também em veludo.

A coleção de Giannini se inspira na boemia um tanto decadente, com botas de equitação, algumas amarradas atrás, combinando a elegância do dândi moderno com os trajes dos poetas malditos de veludo, com flores estampadas e jacquard.

A paleta de cores é sombria e intensa, com preto e cinzas azulados, com uma pequena exceção para os tons de vermelho e o verde turquesa.
 

  • Getty Images

    Modelo apresenta coleção de inverno 2012 do estilista britânico John Richmond durante a semana de moda masculina de Milão (16/1/2012)

O britânico John Richmond também foi seduzido pelos casacos, mas em versão curta e cores naturais como marrom, cinza e malva.

A jaqueta de motoqueiro se transforma em uma peça trançada de pied-de-poule, e a parka aparece em lã.

Os tradicionais tecidos britânicos aparecem nos looks esportivos, mas sem grandes excessos, apostando em um estilo mais sóbrio, mas sem esquecer seu passado punk, com jaquetas de seda decoradas com esqueletos, camisas de píton e smoking com caveiras adornadas com cristais.

  • Getty Images

    Estampas e aplicações de plumas no desfile de Inverno 2012 da Etro na semana de moda masculina de Milão (16/1/2012)

O estilo místico reina na Etro, que sonha em voar e por isso cobre os homens de plumas, tanto naturais quanto estampadas.

Sob o título de "O Grande Voo: do cotidiano ao mito", a marca ressuscita todos os elementos tradicionais do vestir masculino, com uma coleção cheia de plumas e cores suntuosas. Camisas, gravatas, corbatas, sapatos, chapéus, tudo levava plumas.

As cores escolhidas para a Etro foram o vermelho alaranjado entre outros tons de laranja e amarelo.

Para a terça-feira, último dia do evento, ficou reservado a nova coleção do "rei" da moda italiana: Giorgio Armani.