Topo

Vampirismo da Gucci e plumas da Alberta Ferretti abrem temporada de moda de Milão

"É o romantismo moderno, o glamour dark", diz Frida Giannini, diretora criativa da Gucci, sobre nova coleção - Getty Images
"É o romantismo moderno, o glamour dark", diz Frida Giannini, diretora criativa da Gucci, sobre nova coleção Imagem: Getty Images

22/02/2012 21h04

Milão (Itália) -Com os desfiles da Gucci, John Richmond e Alberta Ferretti, foi aberta nesta quarta (22),  a Semana da Moda de Milão. A temporada propõe coleções luxuosas para o inverno 2012-2013, apesar do momento difícil por que passa a economia da Itália.

A estilista Frida Giannini apostou na elegância misteriosa e fastuosa, com uma coleção na qual reinam os tons escuros, combinando a suavidade do veludo com jacquards e sedas transparentes. "É o romantismo moderno, o glamour dark", sustenta Giannini, que se inspira nos romances de vampiros, no horror sublime, com trajes quase teatrais, capas negras ao estilo do temido conde Drácula, decotes assimétricos e botas pretas.


A mulher Gucci usa roupas muito femininas, saias longas ajustadas, mas com amplas aberturas deixando entrever as pernas, sendo às vezes amplas e bordadas com flores douradas e em tons verdes e azuis escuros. O rosto diáfano, os cabelos longos e os lábios vermelhos, completam o estilo de heroína russa (outra referência da coleção), enriquecido com camisas de musselina de mangas e golas amplas.

A coleção de Alberta Ferretti combina força e leveza com muitas plumas e aplicações de gaze e transparências, deixando aparecer os seios.

A mulher de John Richmond para o próximo inverno usa botas com laços e luvas originais, camisas transparentes com plissados em couro e quase sempre nas cores branca e preta, com toques de sombras. A linha é geométrica, com jaquetas bem cortadas e saias que relembram as dos anos 60. Também propõe saias de tule, pantalonas curtas e um tailleur todo branco para a noite com cauda e incrustações a laser, naturalmente acompanhado de sandálias de salto alto.

A semana milanesa será encerrada no dia 28 de fevereiro e é considerada crucial para o setor da moda italiana. De seu sucesso dependem, por exemplo, as vendas da temporada.

Amanhã será a vez dos desfiles da Fendi e da Prada; e sexta terá Moschino, Cavalli e Versace. No final de semana estão programadas as apresentações das coleções da Bottega Veneta, Emporio Armani, Jil Sander, Pucci, Marni, Dolce & Gabanna, Missoni e Ferragamo.