Topo

Leilão beneficente de joias de Lily Safra quer arrecadar R$ 36 milhões

Genebra

20/03/2012 17h06

A suntuosa coleção de joias da milionária brasileira Lily Safra, uma das mulheres mais ricas do mundo, será leiloada no dia 14 de maio em Genebra, na Suíça, para fins de caridade pela casa Christie's, segundo comunicado divulgado nesta terça-feira (20).

"Os lucros da venda serão totalmente entregues a 20 instituições de caridade", disse a Christie's em seu comunicado, informando que a coleção, composta de 70 peças, está estimada em mais de 20 milhões de dólares (cerca de R$ 36,4 milhões).

Parte da venda será dedicada a um lote de joias únicas, assinadas JAR (por Joël Arthur Rosenthal), famoso joalheiro de origem norte-americana que vive em Paris e criou as peças especialmente para Lily entre 1980 e 2000. Com 18 peças, este conjunto "é a maior coleção de criações JAR leiloada", segundo a Christie's.

Lily Safra se casou quatro vezes, a última em 1976 com o banqueiro judeu libanês Edmond Safra. Edmond Safra morreu em um incêndio em seu apartamento em Monte Carlo em 1999.

Após sua morte, Lily criou a Fundação Filantrópica Edmond Safra e apoia centenas de projetos de caridade em mais de 40 países.