Moda

A Alta-Costura sonha com a primavera em uma Paris coberta de neve

Paris

22/01/2013 13h52

Após o jardim de delícias oferecido pela Dior no primeiro dia dos desfiles de Alta-Costura, Chanel transportou seus convidados para um bosque encantado, no segundo dia que teve como estrelas o brasileiro Gustavo Lins e o jovem estilista francês Julien Fournié.

Nesta terça-feira à tarde desfila o brasileiro Gustavo Lins, o único latino-americano membro do seleto grupo de marcas de Alta-Costura, que têm que cumprir requisitos como peças únicas e inteiramente fabricadas a mão.


O alemão Karl Lagerfeld, diretor artístico da maison fundada por Coco Chanel, sabe como idealizar uma passarela como ninguém, recriando cenários como geleiras e o fundo do mar, além de bucólicos jardins.

Para sua coleção da próxima primavera-verão, Lagerfeld transformou a grande galeria do já tradicional local de seus desfiles, o Grand Palais, e sua imensa cúpula de cristal em um bosque encantado no qual surgiam as modelos com pequenos chapéus de plumas.

Como sabe fazer há várias décadas, Lagerfeld recriou a silhueta Chanel, inconfundível por seus casacos de tweeds, que apareceram em uma grande variedade de cores, começando com branco, acompanhado por leggings brancas ou brilhantes, e passando ao parma, champanhe, azul e preto.

Entre os mais de 60 modelos apresentados, apareceram também vestidos curtos e amplos, muitos com estampas florais, acompanhados por malhas, terminando com dois vestidos de noiva muito vaporosos.

A passarela da Chanel colocou em evidência a crescente presença das abastadas compradoras dos países emergentes, da Ásia e América do Sul, como o Brasil, citadas pelo presidente da Dior, Sidney Toledano, em entrevista à AFP após o desfile da marca, que recebeu aplausos unânimes para seu estilista, o belga Raf Simons.

"O ano de 2012 foi um grande ano para a Alta-Costura. Isso quer dizer novos clientes, muito da América" (do Norte e do Sul, do Brasil), e da Ásia, que se somaram aos clientes já existentes", disse Toledano, acrescentando que a clientela é cada vez "mais jovem".

Entre as novas clientes da Alta-Costura está Emily Hwang, de 40 anos, que viajou de Cingapura para Paris para incrementar seu guarda-roupa, com quem a AFP conversou em vários desfiles.

Hwang, que tem uma empresa de investimentos e cujo marido trabalha "no setor da mineração, principalmente na África do Sul", assistiu na segunda-feira ao desfile de Maurizio Galante, que mostrou vestidos e casacos com listas e recortes, e de Giambattista Valli, que trouxe vestidos curtos com bordados florais e animal prints, casacos estruturados e grandes modelos amplos.

Na noite de segunda-feira pode ser admirada também a coleção da maison francesa Alexis Mabille, que transformou suas modelos em princesas, enquanto se esperava "com ilusão" as passarelas de Jean Paul Gaultier e dos jovens Christophe Josse e Julien Fournié, descobertos a pouco tempo, quando a Federação Francesa de Alta-Costura organizou desfiles em Cingapura, em novembro passado.

Uma novidade nos desfiles dessa temporada em Paris será a presença, na quarta-feira à noite, do estilista venezuelano Oscar Carvallo, convidado para apresentar sua coleção pela primeira vez pela Câmara de Alta-Costura parisiense.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
Opiniões Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo