Moda

Étnico ou punk: as propostas brasileiras na semana de moda de Londres

Londres

17/02/2013 17h37

Os índios navajos e suas terras ancestrais inspiraram a coleção da brasileira Daniella Helayel para o próximo outono/inverno, no segundo dia da Semana de Moda de Londres, em que a dupla anglo-brasileira Clements Ribeiro fez um inesperado giro punk.

Daniella, criadora da marca Issa London, inspirou-se nas mantas desta tribo para criar sobretudos e vestidos como o modelo cinza com o qual abriu o desfile a onipresente modelo Cara Delevingne, que, como as colegas, exibia um grande chapéu decorado com longas penas. As estampas geométricas, penas de águia e motivos abstratos azuis, que evocavam o curso do Rio Colorado por entre os cânions, também foram protagonistas da proposta original da estilista, nascida no Rio de Janeiro e radicada há 13 anos em Londres.

A Issa, que ganhou fama internacional por ser uma das marcas preferidas da mulher do príncipe William, Catherine, apostou em materiais tradicionais - como a pele, com a qual criou um poncho espetacular - e nas malhas de gola alta. A paleta de cores foi um pouco mais apagada nesta coleção, em que não faltaram os vestidos longos de mangas compridas. O vestido é a peça-chave da estilista brasileira, que promove a "elegância sem esforço, porque pode mudar o humor" de uma mulher, explicou, após o desfile.

  • Andrew Cowie/AFP

    Modelos apresentam peças da coleção de inspiração punk da Clements Ribeiro

Ainda neste sábado, o casal formado pela britânica Suzanne Clements e o brasileiro Inácio Ribeiro imprimiu um giro urbano e punk em sua coleção, em que as estampas continuaram reinando. Renda vermelha e preta, aplicações metálicas em golas, tiras de couro fechando casacos, ankle boots pretas de bico fino decoradas com fivelas, kilts e sobreposições de saias e calças deram ares de renovação aos looks, que mantiveram a elegância. Suzanne Clements e Inácio Ribeiro não abandonaram as estampas. Grandes flores coloridas enfeitaram vestidos, saias e blusas com fundo vermelho ou azul claro, combinados com motivos geométricos. As flores também apareceram douradas ou na cor marrom, às vezes bordadas em modelos de noite, de linhas simples e clean, como toda a coleção, ou combinadas com estampa de leopardo.

"Clements e Ribeiro continuam sendo os mestres da combinação de estampas", publicou em sua conta no Twitter a diretora da edição britânica da revista "Vogue", Alexandra Shulman, após o desfile. Os estilistas, casados há mais de 20 anos, apresentam suas coleções em Londres desde que deixaram a direção artística da Cacharel, em 2007. Uma das maiores fãs da dupla é a cantora Adele, que já exibiu vários modelos da linha criada para a marca plus size Evans em cerimônias do Grammy ou Brit Awards.

Na segunda-feira, outro brasileiro, Lucas Nascimento, apresentará sua coleção dentro do programa Newgen, que promove novos talentos.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
RedeTV! Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Bloomberg
do UOL
UOL Mulher - Moda
RedeTV! Entretenimento
RedeTV! Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo