Topo

Milão exibe mulheres com temperamento de aço em 3º dia

Modelos apresentam looks da Versace para o Inverno 2013 durante a semana de moda de Milão - Getty Images
Modelos apresentam looks da Versace para o Inverno 2013 durante a semana de moda de Milão Imagem: Getty Images

22/02/2013 20h55

Milão - O terceiro dia de desfiles das coleções de prêt-à-porter em Milão, para o outono/inverno 2013-14, revelou uma mulher com temperamento de aço, que adota aparências fortes e que não admite meias medidas.

A Versace deu o tom com um guarda-roupa influenciado pelo mundo punk para mulheres que não têm medo de se impor em um cenário branco saturado de música pesada. Com botas de salto alto pontiagudo, a grife apresentou roupas justas de vinil negro com grandes pinos de prata que se assemelhavam a alfinetes. No pescoço, acessórios em forma de joias, colares com "spikes" longos em aço e anéis com pontas de ouriços.

As camisetas pretas não estavam rasgadas, mas faziam parte do "enxoval", assim como as grossas correntes penduradas nas laterais de calças justas. Outro tema recorrente foi o "tartan", tecido xadrez estampado emblemático deste movimento de contestação. Mesmo quando não foi usado colado à calça como faziam os punks, foi possível notá-lo em detalhes e aplicações, como na parte traseira tipo kilt de saias em vinil.

Cores vivas animaram os vestidos de predominância escura, como um casaco vermelho intenso ou peles de vison com listras estilo zebra, em amarelo fluorescente. "Proponho um luxo irreverente em que o vinil brilhante se mistura à seda, à casimira à pele", resumiu Donatella Versace.

Etro, Moschino e Blumarine

Outra grife que emanou uma grande força foi a Etro, que se renovou radicalmente. Na passarela, mulheres como motociclistas com luvas de couro, calças "biker" e um grande casaco negro atravessado por uma língua de fogo.

A Moschino também exibiu nas passarelas mulheres fortes, mostrando com orgulho suas origens escocesas. O "tartan", com seus grandes quadrados vermelhos e negros, dominou a coleção de casacos curtos a ternos mini-kilt, passando por vestidos de três peças e até longos para a noite.

Já a Blumarine, criada pela estilista Anna Molinari, apresentou a imagem de super-mulheres dos anos 1980 com ombros realçados nas pontas.